Cardo Mariano: saiba o que é essa planta e para que serve
Conheça nossas fórmulas magistrais para Cardo Mariano (Silimarina).
Veja nossa lista de opções:
Tintura de Cardo Mariano 100mL, 90 cápsulas de Cardo Mariano pó 400mg , 90 cápsulas Silimarina (Ingrediente ativo do Cardo Mariano) 140mg , Tintura de Cardo Mariano 60mL, Tintura de Cardo Mariano 100mL (Kit com 2 frascos), 90 cápsulas Silimarina (Ingrediente ativo do Cardo Mariano) 140mg - (Kit com 2 frascos), 90 cápsulas Silimarina (Ingrediente ativo do Cardo Mariano) 70mg , Extrato Fluido de Cardo Mariano 60mL, Extrato Fluido de Cardo Mariano 100mL,
O mercado de fitoterápicos vem crescendo a cada ano, de acordo com o aumento da procura por um estilo de vida mais saudável, principalmente em países europeus e asiáticos. Plantas medicinais são usadas como suplementos alimentares e remédios naturais, por apresentarem eficácia no tratamento e prevenção de diversas doenças.
Dentre essas ervas medicinais, o Cardo Mariano já muito conhecido e usado desde antes de Cristo, com benefícios comprovados em diversas pesquisas científicas. Vamos conhecer mais sobre o que é e para que serve o Cardo Mariano?
Cardo Mariano: características e história da planta
O Cardo Mariano pertence à família Asteraceae e seu nome científico é Silybum marianum. Ele é nativo do Mediterrâneo, Europa, Oriente Médio e África, e hoje em dia, já se espalhou e se adaptou em todo o mundo. Popularmente é conhecido no Brasil como Cardo-mariano, Cardo-de-leite, Cardo-leiteiro, Cardo-branco, Cardo-de-Santa-Maria, Cardo-de-Nossa-Senhora e Cardo-Santo. Em inglês, é chamado de milk thistle, que significa cardo de leite.
O nome Mariano (marianum) foi dado em homenagem à Virgem Maria, pois reza a lenda que uma gota do leite materno de Maria caiu em cima de um cardo, e isso criou um desenho de veias brancas “de leite” na folha da planta. Até hoje, ele é associado à imagem de Maria.
A planta era cultivada na Europa como um vegetal, cujas folhas eram desespinhadas e usadas em saladas. Suas sementes eram utilizadas desde 400 A.C. como um remédio para várias doenças, especialmente do fígado, além de também serem torradas e consumidas como um substituto do café. A primeira menção do Cardo Mariano na literatura foi feita por Theophrastus, um filósofo e biólogo grego que era muito próximo de Aristóteles e contribuía com sua linha de pensamento fazendo diversas pesquisas.
O Cardo Mariano é uma planta robusta e ereta que pode medir até 3 metros de altura e possui uma cor verde pálida. Suas folhas são largas, espinhosas e possuem um desenho de veias brancas, que parecem veias de leite. Quando as folhas e hastes são cortadas, sai uma seiva branca e leitosa de dentro da planta. Suas flores são grandes, espetadas e com cores entre magenta e roxo.
O que é a Silimarina?
A Silimarina é o nome dado ao extrato do Cardo Mariano, sendo composta principalmente de quatro ativos:
- Silibinina;
- Isosilibinina;
- Silicristina;
- Silidianina.
Dentre todos esses ativos, a Silibinina é a mais presente, compondo de 50% a 90% da Silimarina.
Benefícios do Cardo Mariano (Silimarina)
O composto da Silimarina é o principal responsável pelos benefícios do Cardo Mariano. Sua ação é principalmente antioxidante e protetora do fígado, mas pode se aplicar em diversas doenças e condições. Vamos ver com mais detalhes para que serve o Cardo Mariano (Silimarina).
Cardo Mariano (Silimarina) para doenças do fígado
O benefício mais conhecido do Cardo Mariano (Silimarina) é sua ação hepatoprotetora, ou seja, protetora do fígado.
Foi comprovado que a planta tem uma ação muito boa no tratamento de doenças do fígado, incluindo:
- Hepatite;
- Icterícia;
- Fibrose;
- Cirrose;
- Gordura no fígado;
- Degeneração;
- Necrose.
O Cardo Mariano (Silimarina) ajuda no tratamento dessas doenças devido à sua ação regeneradora das células do fígado. Ele estimula a síntese de proteína dos hepatócitos e outras células do fígado, fazendo com que eles se proliferem de forma saudável e mais rapidamente, recuperando o tecido de fígado que foi perdido.
Devido ao estímulo das células do fígado, há também um aumento na secreção de bile produzida pelo fígado, ajudando na digestão.
O Cardo Mariano (Silimarina) também protege o fígado de intoxicações causadas por:
- Cogumelos venenosos (Amanita phalloides e Amanita virosa) cujas toxinas destroem as células do fígado causando sérios danos e até a morte;
- Outros fungos tóxicos;
- Poluentes industriais;
- Remédios cujos efeitos colaterais danificam o fígado (como Paracetamol);
- Drogas (como álcool);
- Ferro em excesso.
Essa proteção contra intoxicação do fígado acontece porque a Silimarina do Cardo Mariano consegue se ligar aos receptores que ficam nas membranas das células do fígado (hepatócitos). Portanto, como a Silimarina já está tampando esses receptores, ela impede que as substâncias tóxicas se liguem a eles, ou seja, bloqueia as toxinas.
Cardo Mariano (Silimarina) como antioxidante
Quando dizemos que o Cardo Mariano é antioxidante, fica difícil visualizar exatamente o que é essa ação. A oxidação ocorre quando moléculas do nosso corpo reagem com o oxigênio, causando envelhecimento e inflamações que podem virar doenças. Chamamos de antioxidante o composto que retarda a oxidação, ou seja, a reação com o oxigênio.
A Silimarina neutraliza os radicais livres, protegendo o nosso corpo da oxidação e suas consequências. Essa ação antioxidante é 10 vezes mais potente que a ação da Vitamina E. Ela protege as membranas das células de sofrerem um processo chamado peroxidação lipídica, que oxida a gordura da membrana e mata a célula. Portanto, além de proteger o fígado, o Cardo Mariano (Silimarina) também protege órgãos como:
Cérebro
A ação antioxidante do Cardo Mariano (Silimarina) previne e ajuda no tratamento de processos neurodegenerativos e neurotóxicos, como Alzheimer. Ele inibe o dano cerebral e melhora a condução das fibras nervosas em pacientes com diabetes. Atenua a peroxidação lipídica também no tecido do cérebro, na região do hipocampo, recuperando a capacidade de memória.
Coração
Além de proteger o coração do estresse oxidativo, o Cardo Mariano (Silimarina) também melhora o metabolismo de lipídeos (gorduras), controlando o colesterol e prevenindo a aterosclerose (entupimento de veias e artérias por placas de gordura).
Rins
Assim como no fígado, a Silimarina do Cardo Mariano vai parar nos rins, agindo da mesma forma como um regenerador de células, inibindo intoxicações e prevenindo a morte renal, principalmente a causada por diabetes.
Pâncreas
Além da oxidação, o Cardo Mariano (Silimarina) também protege o pâncreas contra alguns compostos químicos tóxicos. Como a insulina é produzida pelo pâncreas, o Cardo Mariano também pode ser usado no tratamento de diabetes, principalmente em pacientes com resistência à insulina, pois melhora o metabolismo da glicose.
Células do Sangue
Da mesma forma que as células dos órgãos são protegidas pela ação antioxidante, as células do sangue também recebem esse benefício. Além disso, o Cardo Mariano (Silimarina) ajuda a controlar a ferritina alta no sangue, conhecida como hiperferritinemia.
Cardo Mariano (Silimarina) como antitumoral
Diversas pesquisas foram feitas para descobrir como a Silimarina age em tumores e os resultados foram promissores em vários tipos de câncer, como:
- Próstata;
- Boca;
- Mama;
- Cervical;
- Cólon;
- Bexiga;
- Fígado;
- Pele.
Estudos in vitro e in vivo demonstraram que o Cardo Mariano (Silimarina) aumenta a apoptose nas células cancerígenas por várias vias de sinalização, ou seja, inibe o crescimento dessas células e faz o tumor regredir. A Silimarina ainda pode ser usada como preventiva do câncer de pele causado por produtos químicos e radiação Ultra Violeta. Além disso, a planta diminui os efeitos colaterais causados por remédios para câncer, podendo auxiliar no tratamento.
Cardo Mariano (Silimarina) como anti-inflamatório e imunomodulador
O nosso sistema imunológico é o sistema de defesa do nosso corpo, que nos protege de invasores como vírus, bactérias, fungos, parasitas, etc. Quando nosso corpo é invadido por um corpo estranho, vários componentes do sistema imunológico reagem para expulsar ou matar o invasor. Dentre esses componentes, temos um tipo de célula de defesa chamada de neutrófilo.
Os neutrófilos produzem uma substância chamada de óxido nítrico (NO) que serve para combater micróbios, parasitas e tumores. Só que, quando esse óxido nítrico (NO) é produzido demais, atinge também células saudáveis, e isso acaba causando problemas inflamatórios e autoimunes.
A Silimarina, extraída do Cardo Mariano, consegue inibir a produção de óxido nítrico (NO) pelos neutrófilos, controlando a quantidade produzida de forma que não cause danos às células saudáveis. Ela também consegue controlar a quantidade de neutrófilos que migram para o local inflamado.
Outra forma que o Cardo Mariano (Silimarina) age no sistema imunológico é pelas bactérias do intestino, que metabolizam os ativos, melhorando a saúde gastrointestinal e regulando o equilíbrio da microbiota (flora intestinal). Provavelmente, há um estímulo de proliferação de lactobacilus e bifidobactérias, que teria um importante papel imunomodulador.
Por conta de toda essa ação, a planta é utilizada em problemas de inflamação (como artrites, rinites, etc) e imunológicos (como psoríase).
Outros benefícios do Cardo Mariano (Silimarina)
Alguns estudos vêm sido feitos para entender melhor a ação antiviral do Cardo Mariano (Silimarina), pois ainda não há um acordo entre as pesquisas, principalmente com relação a hepatites virais, que algumas conseguem resultados promissores e outras não.
Em uma pesquisa in vitro com o vírus da Zika, foi comprovada uma redução na quantidade de vírus em todos os testes realizados, indicando que a Silimarina pode atuar em diversas etapas do ciclo de multiplicação do vírus, inclusive dentro da própria célula infectada. Dessa forma, o vírus não consegue se reproduzir.
Há menções, também, do Cardo Mariano (Silimarina) sendo usado como galactagogo, ou seja, para estimular a produção de leite em mães que têm uma produção insuficiente ou nula.
Efeitos colaterais do Cardo Mariano (Silimarina)
O uso do Cardo Mariano é seguro e não produz efeitos colaterais até a dosagem de 1500mg por dia em adultos. Uma dosagem maior que essa pode causar efeitos laxativos medianos, devido ao aumento de produção de bile pelo fígado.
Há alguns poucos casos de pessoas que possuem alergia à planta e que podem apresentar problemas gastrointestinais e dores de cabeça.
Grávidas, lactantes (mães que estão amamentando) e crianças de até 10 anos só podem consumir o Cardo Mariano com autorização e acompanhamento médico.
Como tomar Cardo Mariano: em cápsulas, tintura ou chá
Você pode tomar o Cardo Mariano em tintura, que é um extrato líquido da planta feito em meio alcoólico. Mas a forma mais prática é tomar o Cardo Mariano ou a Silimarina em cápsulas. As cápsulas de Silimarina pura, por já serem um extrato, terão uma ação mais forte que as cápsulas do pó da planta Cardo Mariano.
Há pessoas que procuram pelo Cardo Mariano na forma de chá, que é uma forma de consumo válida também, mas não é um chá muito fácil de encontrar por aqui.
A Silimarina atinge seu ponto máximo de concentração no sangue entre 2 e 4 horas após sua ingestão e é expelida, em média, em 6 horas.
Onde comprar Cardo Mariano e Silimarina
Tanto a tintura de Cardo Mariano, quanto as cápsulas de Cardo Mariano e de Silimarina, você encontra no nosso site mesmo, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, nossos fitoterapeutas estão à disposição para esclarecimentos. Para falar com um deles, clique aqui.
Fontes:
http://nopr.niscair.res.in/bitstream/123456789/5665/1/NPR%207%282%29%20182-192.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4205984/pdf/jrip-1-3.pdf
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.1988
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v46n3/3086.pdf
https://www.redorbit.com/news/health/917767/
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2156587215571116
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/2045/1/000215313.pdf
https://plato.stanford.edu/entries/theophrastus/#BiolHumaPhysZoolBota
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Renato.
Ficamos felizes em saber que tenha gostado de nosso conteúdo.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Ficamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jorge
Para o controle de hipertrofia da próstata (HPB - hiperplasia Prostática Benigna), existem fitoterápicos mais específicos, como o Óleo de Semente de Abóbora e o Sabal.
Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados:
https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora
https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Cliseide
Recomendo fazer o uso apenas de uma apresentação, tintura ou cápsula depende da forma que você prefere tomar, os dois modos tem resultados. Recomendo usar Silimarina (ingrediente ativo do Cardo Mariano).
Clique no link abaixo para mais informações e adquirir:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Leoni
Para sua segurança, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes o seu problema, que sintomas apresenta, que medicamentos usa além do tamoxifeno, o que o médico te orientou em ralação à esteatose, qual a sua idade, etc.
Deixo aqui um informativo sobre a gordura no fígado:
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/4-dicas-naturais-contra-gordura-no-figado
Segue abaixo o link para você conversar com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Isaias
Pode sim fazer o uso do Cardo Mariano ou da Silimarina (ingrediente ativo do Cardo Mariano).
Clique no link abaixo para mais informações e adquirir o Cardo Mariano:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Eliene.
Pode tomar o Cardo Mariano para ajudar no controle da esteatose.
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/4-dicas-naturais-contra-gordura-no-figado
Caso você queira orientações para os demais problemas, entre em contato conosco pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Taciano
Existem fitoterápicos mais específicos para zumbido no ouvido, como o Ginkgo Biloba.
Clique no link abaixo para mais informações sobre o Ginkgo Biloba:
https://www.oficinadeervas.com.br/ginkgo
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Caso faça uso de algum medicamento ou tenha algum problema de saúde, nos informe para revermos.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Thiago
Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas, assim vamos te auxiliar melhor.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Sirlene
Geralmente não há problemas.
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe a idade, se tem algum problema de saúde além do câncer e se faz uso de algum medicamento.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Geilson.
O Cardo Mariano pode ser usado como protetor hepático, mas para poder responder a sua dúvida, precisamos saber mais sobre o caso:
Qual a idade do paciente? Desde quando o paciente tem Hepatite B? Pegou na infância ou fase adulta? Que sintomas apresenta?
O diagnóstico médico é de Hepatite B crônica? Tem indícios de cirrose?
Que medicamentos toma?
Tem algum outro problema de saúde?
Com os detalhes que você fornecer, poderemos orientar sobre dosagem e posologia.
Deixo aqui o link para você conversar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, José
Ficamos muito felizes em saber que obteve os resultados desejados utilizando a fitoterapia. Muito bom o seu relato!
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Eu faço tratamento para controlar a ansiedade, tenho bastante problema com intestino preso e má digestão fazer uso de Cardo Mariano ajudaria?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Débora.
O Cardo Mariano ajuda no problema digestivo, caso seja de origem hepática.
Ela não é a planta mais indicada no caso de intestino preso.
Existem outros produtos para essa finalidade, como o PEG 4000 e PSyllium que ajudam a formar o bolo fecal. Outras com ação laxativa, mas devem ser usadas com orientação e cautela.
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
https://www.oficinadeervas.com.br/peg-4000
https://www.oficinadeervas.com.br/psilium
Para maiores esclarecimentos e orientação, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Marcos
Pode fazer o uso do Cardo Mariano.
Clique no link abaixo para mais informações e de como adquirir o Cardo Mariano:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, José.
Existe a possibilidade de controlar os níveis de colesterol com as plantas, mas isso depende muito da idade, dos hábitos de alimentação, exercícios físicos, rotina, etc.
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/colesterol-e-uma-palavra-muito-ouvida-mas-voce-sabe-o-que-realmente-e
Você tem que avaliar o risco/benefício, pois, por se tratar de origem hereditária, é um problema metabólico que tende a agravar.
Há possibilidade de se fazer o uso de produtos que agem como preventivos contra os problemas vasculares, como o Ômega 3 e Resveratrol, além de plantas que controlam o colesterol como o Melão de São Caetano, Cúrcuma e a Oliveira.
https://www.oficinadeervas.com.br/omega-3-oleo-de-peixe
https://www.oficinadeervas.com.br/resveratrol
https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano
https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma
https://www.oficinadeervas.com.br/oliveira
Entre em contato conosco e informe sua idade, se faz dieta, exercícios físicos, se tem sobrepeso, se é fumante, quais são os resultados dos exames recentes, etc.
Deixo o link para falar com nosso fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Edith.
Existem plantas para auxiliar no controle de todos esses problemas, mas para podermos te orientar, precisamos saber que medicamentos você já usa, que sintomas apresenta, se a pressão está alta ou controlada, qual a sua idade, se faz controle alimentar, se pratica exercícios físicos, etc.
Deixo o nosso contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jucemar
Para auxiliar no seu tratamento, pode fazer o uso da Espinheira Santa, Própolis e o Alho orgânico em pó.
Clique no link abaixo para mais informações sofre os fitoterápicos citados acima:
https://www.oficinadeervas.com.br/propolis
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
https://www.oficinadeervas.com.br/alho
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Roberto
Pode fazer o uso do Cardo Mariano.
Clique no link abaixo para mais informações sobre o Cardo Mariano:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Tenho ferritina alta posso tomar a Silimarina?
Como devo tomar?
Durante quanto tempo?
Obrigada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Lidiane
Pode fazer o uso da Silimarina.
Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Albertina
O fitoterápico mais indicado para zumbido no ouvido é o Ginkgo biloba.
Clique no link abaixo para ver mais informações:
https://www.oficinadeervas.com.br/ginkgo
Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Filipe
São fitoterápicos bem seguros de serem usados. Mas, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo para que eles possam te orientar melhor:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe se tem algum problema de saúde, se usa algum medicamento e para qual finalidade deseja usar o Cardo Mariano e Dente de Leão.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Madelon
Aqui indicamos o uso das sementes, por existirem mais estudos utilizando essa parte da planta. Para gordura no fígado, a Silimarina (ativo isolado do Cardo Mariano) é mais eficaz. Como sua pressão é controlada, não tem problema, no entanto, observe-a.
Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Fatima
Não há problema em associar o uso da Silimarina com os medicamentos que você mencionou.
Acesse o link abaixo para mais informações sobre a Silimarina:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Para dúvidas e orientações posológicas, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Carlos
Recomendamos usar a Silimarina, ingrediente ativo do Cardo Mariano, a dosagem recomendada é de 140mg podendo tomar 3 cápsula por dia, cada 60 dias de uso pausar 20 dias e repetir ciclo se necessário. O chá é muito fraco, mas a dosagem usual é 1 colher de chá de sementes para 200 ml de água, fazer por decocção.
Clique no link abaixo para mais informações do Cardo Mariano:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Vera Lucia,
Você pode estar comprando no site da farmácia Oficina de Ervas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano .
Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ester
Ficamos muito felizes em saber do resultado do tratamento com o Cardo Mariano.
Caso queira adquirir, trabalhamos com ele em cápsula, tintura e extrato fluido. Para ver mais informações e adquirir clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Elizabeth.
Para esse problema, a Carqueja é a planta mais indicada. Você pode tomar 1 cáps de 250mg após café, almoço e jantar.
https://www.oficinadeervas.com.br/carqueja
Existem cuidados a serem tomados com relação à dieta, evitando alimentos gordurosos.
Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Márcio.
O uso do Cardo Mariano é secular e suas sementes já eram usadas desde 400 a.C. como medicamento, além de serem também torradas e usadas no preparo de bebida, como o café.
O uso do Cardo Mariano é seguro e não produz efeitos colaterais até a dosagem de 1500mg por dia em adultos. Uma dosagem maior que essa pode causar efeitos laxativos medianos, devido ao aumento de produção de bile pelo fígado.
Há alguns poucos casos de pessoas que possuem alergia à planta e que podem apresentar problemas gastrointestinais e dores de cabeça.
Portanto, ao preparar o seu chá e tomar após cada refeição, dificilmente terá algum problema. Caso sinta algum desconforto, é só suspender o uso.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Marcela
Que depoimento maravilhoso, fantástico! Que bom que o Cardo Mariano ajudou muito sua mãe. É uma planta incrível para afecções hepáticas. Ele protege o fígado e também renova as células do fígado. Têm muitas ações e indicações.
Não poderemos afirmar que ele cura COVID, no entanto, ameniza ou faz desaparecer os sintomas relacionados ao fígado.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Daniel
O que poderia usar como tentativa é a Thuya CH 6, um composto homeopático.
Para dúvida e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Eliana
Pode clicar no link abaixo e adquirir:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jacqueline.
Geralmente indicamos o uso da Silimarina para a esteatose e da carqueja para a vesícula.
De qualquer forma, é melhor que você entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes o seu quadro, com idade, desde quando tem sintomas, se toma algum hormônio ou medicamento, se tem colesterol alto, diabetes ou outro problema de saúde, se pratica exercícios físicos, se tem sobrepeso, etc.
Assim poderemos te orientar de forma personalizada.
Deixo o contato no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Patrícia
Se realmente não consegue engolir cápsula, pode abrir a cápsula e tomar o conteúdo ou colocar em uma parte da comida e comer.
Para mais dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ana
Se estiver com o estômago sensível o gengibre pode causar queimação, assim como outros alimentos também podem causar algum desconforto.
Você pode tomar a Espinheira Santa em forma de extrato fluido.
Para mais orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Dayane.
Pode tomar o Cardo Mariano em cápsulas após almoço e jantar.
Caso queira alguma orientação com outras plantas, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Emne
O Cardo Mariano ajuda sim. No entanto, temos plantas mais específicas para dislipidemias, como a Cassiolamina, Alho em pó e o composto de Berinjela + Alcachofra.
Para mais orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Joana
Geralmente sugerimos a Silimarina 140mg, para tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia.
Mas entre em contato com nossos fitoterapeutas, informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Link dos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ieda
Pode sim continuar tomando o Cardo Mariano, assim como a Silimarina (princípio ativo isolado da planta).
Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Eu tenho vários problemas de saúde como Arritmia Cardíaca, pressão, principio de diabetes e agora Esteatose hepática (Gordura no fígado) inclusive tomo medicamentos por conta desses problemas.
A dúvida é se eu posso estar tomando esse composto da Cardo Mariano para tratar o fígado mesmo tomando remédios se não pode causar interação medicamentosa, e acabar prejudicando?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas. Informe quais medicamentos você faz uso, que eles vão te orientar:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Aguardamos seu contato.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Eliane
O Cardo mariano não é uma planta indicada pra o tratamento de varizes. Para este problema, temos a Castanha da Índia, Hamamelis, Melilotus, entre outras.
https://www.oficinadeervas.com.br/busca/?termo=varizes
Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e informe suas necessidades.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Nágia
Costumamos sugerir a Silimarina, princípio ativo isolado do Cardo Mariano, que é mais eficiente. A dosagem usual é 1 cápsula de 140mg, 3 vezes ao dia, logo após refeições (café, almoço e jantar).
Para mais orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ilda
Vocês podem tomar o Melão de São Caetano E.S. 500mg e também a Gimena E.S. 100mg. No entanto, não deixe de usar nenhum medicamento prescrito pelo médico sem que ele autorize. pode ser muito perigoso.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais informações sobre posologia:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Suely
Por ter feito cirurgia recentemente, é sempre melhor conversar com seu médico antes de usar qualquer medicamento.
Para mais informações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Como eu devo administrar o uso de Cardo Mariano (500 mg) e Espinheira Santa (500 mg). Qual eu tomo antes e qual tomo após as refeições?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ferdinando
De acordo com a literatura, pode-se utilizar ate 2g de Cardo Mariano por dia.
No caso da Espinheira Santa, de 1,5g a 3g ao dia.
Para mais orientações, clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas.
Estamos à disposição.
E indicado cápsulas de CARDO MARIANO?
Se sim, quantas mg ?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Luiza
Nesse caso pode usar a Silimarina 140mg, que é o ativo concentrado do Cardo Mariano. Pode tomar 1 cáps antes do café, almoço e jantar.
Pode associar ao Picão Preto 300mg nas 3 tomadas, caso você tenha sintomas de má digestão ou empanzinamento. A associação das 2 plantas acelera o processo. Pode ser na forma de tintura ou chá também.
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto
Deixei os links para você ler.
Para maiores orientações, clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ivanir.
Ela pode ser usada na forma de chá das folhas e tem a mesma função dos frutos.
Agradeço pelo seu depoimento. É muito bom saber e divulgar sobre o uso e benefícios que se pode ter com as plantas.
Estamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Silvana.
Para poder te orientar, peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas. Além de mencionar os medicamentos que você toma, informe também sobre os sintomas que apresenta, qual a sua rotina, se faz dieta e exercícios, se tem estresse ou ansiedade. Em muitos casos, a diabetes tem origem emocional.
Deixo abaixo o link para contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jair.
A fibrose é irreversível, mas o uso do Cardo Mariano protege e melhora as funções do fígado.
Você pode tomar 1 cáps de 400mg após café, almoço e jantar por 3 meses. Faça pausa de 15 dias e retome o tratamento.
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Alessandra,
No seu caso não recomendamos que use sem o consentimento do seu médico.
Para mais orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, José.
Pode tomar o cardo mariano sim.
Em caso de esteatose hepática, pode ser usada a Silimarina de 140mg que é o ativo isolado do Cardo Mariano. Pode tomar 1 cáps no café, almoço e jantar.
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Geralmente associamos o uso do Picão preto também, caso esteja com as taxas altas.
https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto
Tudo isso deve ser associado aos cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos.
Deixo aqui um informativo sobre esteatose:
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/4-dicas-naturais-contra-gordura-no-figado
Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Denise.
Essa planta não é a mais indicada para tratar o H. pylori e a gastrite.
Deixo aqui uma orientação:
Para tratar a gastrite provocada por H. pilory é indicado o uso da Espinheira santa na forma de Extrato Fluido e da cápsula de Própolis em extrato seco de 300mg.
Espinheira Santa E.F. é a forma mais concentrada. Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. Essa planta é analgésica e cicatrizante. Apesar da dor desaparecer em poucos dias, a cicatrização completa ocorre com o uso contínuo por pelo menos 60 dias.
Propolis E.S. 300mg. Tomar junto com a Espinheira Santa antes do café, almoço e jantar. Esse produto é um antibiótico natural e mata o H. pilory com o uso contínuo de 4 a 6 meses, dependendo do grau de infecção e se já criou resistência com uso frequente de antibióticos.
60 cápsulas vegetais de Alho orgânico pó 570mg (Kampo de Ervas) Tomar 1 caps junto com almoço.
Caso tenha azia e muita produção de ácido, poderá usar o Alcaçuz extrato fluido, pingando 15 gotas em água morna e tomando após refeição ou quando sentir azia ou queimação.
Se você precisar de qualquer orientação, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Denise
Existem casos que há um aumento da pressão arterial. No entanto, na maioria dos casos não aumenta.
O ideal é usar a semente, as folhas não são indicadas.
Para maiores informações, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Paulo.
Agradeço muito pelo seu comentário. Nosso trabalho consiste em levar conhecimento e saúde para a população que queira se cuidar de forma natural.
Estamos à disposição sempre que precisar.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Viviane,
Entre em contato com nossos fitoterapeutas através do link abaixo. Informe quais medicamentos usa, se sua pressão está descontrolada, se deseja usar o Cardo Mariano ou o ativo isolado que é a Silimarina.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Sérgio
O Cardo Mariano é indicado para ajudar no controle da gordura do fígado. Pode ser usado na forma concentrada que é a Silimarina 140mg. Pode tomar 1 cáps nas principais refeições (café, almoço e jantar) durante 2 meses seguidos. Faça uma pausa de 1 semana e retome o tratamento.
Se a sua esteatose estiver com grau moderado a elevado, você pode associar o uso do Picão Preto 300mg nos mesmos horários da Silimarina.
Clique no links abaixo para ver mais informações sobre as plantas mencionadas:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto
Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Frederico.
Que bom saber do seu trabalho.
Estamos à disposição também no que precisar.
Abraços
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Edna.
Como você é hipertensa, é válido trocar o Cardo Mariano pelo Picão Preto (outra planta que auxiliar na esteatose hepática).
Para ver mais informações sobre o Picão Preto e possivelmente adquiri-lo, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto
Para informações posológicas, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Liria. Você pode usar a Espinheira Santa, uma planta com ação analgésica e cicatrizante em forma de extrato fluido. Pingue 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tome antes do café, almoço e jantar. qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Deixo aqui o link para você ter mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa´. Estamos à disposição.
Clique no link abaixo para ver mais informações sobre a Espinheira Santa e adquirir:
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
Liria, para maiores orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
Atenciosamente,
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Luiz. O Cardo Mariano pó 400mg com 90 cápsulas custa R$ 56,00. Vou deixar o link para você fazer uma simulação de compra. Ao digitar o seu CEP aparecerão as opções de frete com os preços e prazos para você escolher. Estamos à disposição para qualquer dúvida. Segue o link: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Daniela. Pode usar o Cardo Mariano sim.https://www.oficinadeervas.com.br/busca/?termo=silimarina. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá José. Se a Cápsula é do pó da planta, pode tomar duas vezes ao dia após as refeições. Nesse caso, pode tomar também o chá de alcachofra. Outra planta muito indicada para esteatose é o Picão Preto e também a Eclipta alba. Deixo os links para você conhecer:https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta e https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Fabiano. No seu caso, o Cardo Mariano pode ser usado na forma de Silimarina, que é o ativo concentrado. Outras plantas podem ser associadas, como o Picão Preto e alcachofra. Deixo os links:https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano, https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto, https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra. Qualquer dúvida sobre forma de uso, entre em contato conosco e informe sua idade, que medicamentos usa, se pratica exercícios, etc. Estamos à disposição.
Tenho esteastose hepática grau I/II
Essa quantidade tem algum problema ???
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria Regina. Se você comprou aqui, a matéria prima é das sementes e pode tomar 3 a 4 cáps ao dia. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Silvia. Pode tomar o Cardo mariano sim. Evite de tomar no mesmo horário, para que não corra risco de alguma interação. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Jaqueline. Pode tomar o ciprofibrato sim. Não sei para qual finalidade você usar o Cardo Mariano e que sintomas apresenta. Se for para controle de esteatose, você saberá quando fizer o próximo exame. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Tim. Você terá bons resultados. Se quiser complementar o seu tratamento, use o Picão Preto também. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Selma. Você pode usar as folhas para fazer chá, pode ser desidratada ou não. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
Qual a quantidade de pó e de agua.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rosângela. Você pode tomar uma colher de café rasa para 200mL de água, 3 vezes ao dia. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Evanio. O Cardo Mariano é a planta mais indicada para casos de gordura no fígado. No caso da diverticulose, se você tem sintomas de cólicas ou incômodos, existem plantas que podem auxiliar. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
Posso tomar o chá dessa planta , tenho gordura no fígado . onde posso comprar ? vc vendem ?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rosana. Pode tomar o chá caso você encontre. Nós temos em forma de tintura e cápsula. Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Marcos. O Cardo Mariano (Silimarina) protege o pâncreas contra alguns compostos químicos tóxicos, no entanto não há relato de sua ação na recuperação de estrutura celular. Se quiser conversar com nossos fitoterapeutas, informe com detalhes que sintomas você apresenta, que medicamentos toma, que tipo de regime alimentar você faz, qual a sua idade e se você sabe a causa da pancreatite em 2009. Com certeza ela não foi curada adequadamente e por isso se tornou crônica. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ariovaldo. O Cardo Mariano é indicado para cirrose incipiente, intoxicação hepática, esteatose hepática, colagoga (estimula a contração da vesícula, provocando a saída da bílis para o duodeno.), colerética ( aumenta a secreção biliar)e hepatoprotetor. O uso deve ser feito juntamente com o tratamento prescrito pelo medico.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.