Caapeba ou Pariparoba: para que serve
Conheça nossas fórmulas magistrais para Pariparoba (Caapeba).
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL, 90 cápsulas de 300mg, Tintura 100mL (Kit com 2 frascos), Tintura 100mL, Extrato Fluido 60mL, Extrato Fluido 100mL, 90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos), Caapeba Orgânica 30g Kampo de Ervas,
A Caapeba (ou Pariparoba) é uma planta conhecida no Brasil há séculos, muito utilizada na medicina tradicional para diversas finalidades, como doenças hepáticas e resfriados. Ainda hoje podemos utilizar a Caapeba para melhorar a nossa saúde! Conheça o que é, seus benefícios e como tomar.
O que é a Caapeba ou Pariparoba
A Caapeba é uma planta relativamente comum na América do Sul, encontrada nos limites de matas desde a Amazônia até a Mata Atlântica, nos estados de São Paulo e Paraná. É uma espécie arbustiva e que prefere ambientes úmidos e pouco iluminados, sendo portanto um esciófita.
Essa planta pode ser conhecida pelo nomes populares: pariparoba, capeba, caena, malvarisco, guaxima, entre outros. Os nomes pariparoba e caapeba são derivadas do Tupi (Pari=ferida, Pa=acabar, Rob=amargo e Caa=vegetal e Peba=Plano). Também tem mais de um nome científico! O nome mais atual é Piper umbellatum, mas pode ser chamada por suas sinonímias científicas: Pothomorphe umbellata e Heckeria umbellata.
Além das folhagens bonitas que podem ser usadas para simples fins ornamentais, a Caapeba apresenta propriedades medicinais reconhecidas há anos. Sua primeira menção por escrito no Brasil aconteceu em meados do século XVIII, por um padre português que buscava recriar um medicamento europeu, o Theriac, composto por mais de 100 plantas e que tinha como objetivo curar muitas doenças. A versão brasileira descrita no manuscrito é conhecida por Triaga Brasilica, criada por jesuítas. No entanto, vamos lembrar que o conhecimento de suas propriedades pode ser anterior ao período colonial, inserido na cultura indígena.
E hoje? O mundo contemporâneo ainda pode aproveitar a Caapeba? Claro que sim! Essa planta auxilia nossa saúde em vários aspectos, como em casos de doenças hepáticas e também serve para o estômago. Atualmente, existem pesquisas que avaliam impactos positivos da Caapeba na regressão de tumores. Vamos explicar tudo com mais detalhes a seguir.
Caapeba (Pariparoba): para que serve
Popularmente, a Caapeba é famosa por oferecer benefícios para fígado e baço, além de ajudar em casos de resfriados e febres. As partes utilizadas são as folhas e talos da planta, e seus componentes em geral são:
- Flavonóides
- Lactonas diterpênicas
- Saponinas
- Fitosteróis
- Polifenóis taninos
Uma das substâncias de grande importância da Caapeba é o 4-nerolidilcatecol (ou 4-NC), que é o segundo produto metabólico mais produzido pela pela planta e, segundo estudos recentes indicam, responsável por suas ações antioxidantes e antitumorais.
De modo geral, a Caapeba possui ações:
- Digestiva
- Diurética (leve)
- Gastroprotetora
- Antiulcerogênica
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Antipirética
- Fotoprotetora
- Antimicrobiana
- Colagoga
- Colerética
E se você tem dúvida de como preparar, como usar ou como consumir, você não precisa mais se preocupar! A Caapeba é vendida na forma de cápsulas, tintura e extrato fluido pela Oficina de Ervas, o que garante mais praticidade na sua rotina.
E quais são as indicações de uso da Caapeba (Pariparoba)?
As principais funções da Caapeba (Pariproba) são para:
- Patologias hepáticas (as ações colagogas e coleréticas estimulam, respectivamente, a contração da vesícula biliar e o fluxo de bile; e estimulam o fígado para produção em si da bile - que por sua vez, promove a solubilidade de colesterol no organismo)
- Úlceras, gastrites e irritações estomacais
- Infecções urinárias
- Resfriados e gripes
Dosagem usual
- Cápsulas do pó — 1 a 2 cápsulas de 300mg 3 vezes ao dia
- Tintura — 30 a 50 gotas 3 vezes ao dia
- Extrato fluido — 10 a 30 gotas 3 vezes ao dia
Vale lembrar que a dosagem pode variar de acordo com as condições dos pacientes e suas necessidades específicas. Confira com nossos fitoterapeutas o que é mais indicado para você!
Caapeba (Pariparoba) para câncer?
Existem cada vez mais pesquisas nacionais sobre a ação da Caapeba sobre câncer e as evidências sugerem fortemente que esta erva tem um valioso efeito para regressão de tumores. Até o momento, foram realizados experimentos in vitro e in vivo, ou seja, experimentos fora de organismos vivos (sem animais) e também em animais, como ratos.
O extrato da Caapeba (Pariparoba) inibe a proliferação de células cancerígenas e combate a metástase. Para dar um exemplo mais palpável, uma pesquisa da UNICAMP indica que ratos com câncer tratados com o extrato da Caapeba tiveram a vida prolongada. Os mecanismos de ação ainda são estudados pela medicina, mas sugere-se que o 4-nerolidilcatecol (4-NC) é um componente importante para seu efeito antitumoral.
Caapeba (Pariparoba) emagrece ou engorda?
As calorias do fitoterápico de Caapeba não são significativas para causar alterações de peso e, embora tenha ações digestivas, levemente diuréticas e benéficas para o fígado, não é uma planta indicada especificamente para emagrecimento. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!
Caapeba (Pariparoba): efeitos colaterais e contraindicações
O grau de toxicidade de Caapeba ainda não está totalmente esclarecido e não encontram-se relatos frequentes de efeitos colaterais negativos ou sequer morte pelo consumo desta erva. No entanto, vamos ressaltar aqui precauções básicas: não recomenda-se a ingestão de Caapeba por gestantes, lactantes, crianças e pessoas que apresentem qualquer sinal de alergia. Efeitos colaterais estão relacionados à náuseas, diarréia, tremores e febre. Se você já faz uso contínuo de algum medicamento, procure orientação médica antes de começar a utilizar a Caapeba.
Uma orientação importante é não deixar de fazer acompanhamentos médicos e exames em casos de tumores. Ainda que a Caapeba possa te auxiliar, ela deve ser considerada uma aliada adjuvante em tratamentos e prevenção ao câncer.
Caapeba (Pariparoba): preço e onde comprar
Você pode comprar a Caapeba no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.scielo.br/j/bjmbr/a/trkdmwKXXJzDSRPKMX6D5jc/?format=pdf&lang=en
https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/Pothomorphe%20umbellata%20Caapeba.pdf
https://www.scielo.br/j/bjmbr/a/trkdmwKXXJzDSRPKMX6D5jc/?format=pdf&lang=en
http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30030/1/ModulacaoCitocinasTratamento.pdf
https://bjns.com.br/index.php/BJNS/article/view/41/23
https://www.scielo.br/j/rbfar/a/8rXtLwNF3wVBPjjhcVPWwkt/abstract/?lang=pt
https://www.scielo.br/j/rbfar/a/8rXtLwNF3wVBPjjhcVPWwkt/?format=pdf&lang=pt
https://www.scielo.br/j/hoehnea/a/sh7hFd5RjTkGW9s3fBjY7Tk/?format=pdf&lang=pt
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Alexandre
Nesse caso suspenda o uso da Pariparoba.
Caso queira alguma orientação, entre em contato conosco pelos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição.
Resido na Inglaterra e estou procurando está her a para me ajudar com o fígado e a vesícula
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Tatiana
Entre em contato conosco e informe seu endereço e qual pedido deseja fazer.
Desta forma, conseguimos analisar se é possível enviar para você, pois os correios informam e fazer o orçamento de frete.
Deixo abaixo o contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Zélia
A Pariparoba auxilia sim no sistema digestivo, mas no seu caso existem fitoterápicos mais específicos, como a Espinheira Santa, pode fazer o uso na forma de extrato fluido.
Clique no link abaixo para mais informações e adquirir a Espinheira Santa:
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Luis
Realmente é um fitoterápico com muitos benefícios, agradecemos seu relato.
Clique no link abaixo para mais informações sobre a Caapeba:
https://www.oficinadeervas.com.br/pariparoba-caapeba
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Benedita.
Realmente é uma planta muita rica, com muitos benefícios.
Clique no link abaixo para mais informações sobre a Caapeba:
https://www.oficinadeervas.com.br/pariparoba-caapeba
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria de Lourdes.
Em casos graves, geralmente o médico opta por fazer a cirurgia. É ele quem faz o diagnóstico e cada caso deve ser tratado de forma personalizada.
Deixo abaixo um informativo com dicas sobre hemorroidas:
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/8-dicas-de-tratamento-para-hemorroidas
Caso você queira orientações e informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que tratamento está fazendo, qual a orientação passada pelo seu médico, se tem algum outro problema de saúde, se faz uso de algum medicamento, se tem intestino preso, se tem sobrepeso e se tem problema de varizes.
Deixo abaixo nosso contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Arlete.
Para o controle de hipertrofia da próstata (HPB - hiperplasia Prostática Benigna) ele pode fazer o uso do Saw Palmetto (Sabal serrulata) e o Óleo de Semente de Abóbora.
Clique no link abaixo para mais informações sobre os produtos mencionados:
https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora
https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maura
A maneira usual é por infusão, utilizando 1 colher de chá da planta para 200mL de água para dar 1 dose.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Aprendi na vida: aquecendo a folha e colocando sobre a pele lesionada pela erisipela promove alívio e cura. Uma vizinha me pediu folhas para ajudar sua mãe diabética.
Então, pergunto: tenho gordura no fígado e mal estar estomacal. Serve pra isso? Como posso consumir?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ana Maria.
Temos informações que o malvarisco possui ação cicatrizante da pele, além de ajudar no controle de diabetes e colesterol. No entanto, não conhecemos a sua ação para o problema de esteatose e mal estar estomacal.
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/4-dicas-naturais-contra-gordura-no-figado
Para a esteatose (gordura no fígado), costumamos sugerir plantas que agem na eliminação desta gordura, como a Silimarina, Picão Preto e Eclipta alba.
Além do uso das plantas, é aconselhável que se faça uma dieta alimentar e pratique exercícios físicos. Caso esteja com sobrepeso, é indicado fazer um regime de emagrecimento também.
https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/cardo-mariano
https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto
https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta
Quanto ao mal estar do estômago, se for caso de gastrite, é indicado o uso da Espinheira Santa. Se o mal estar for causado pela esteatose, o sintoma poderá melhorar com o uso das plantas indicadas anteriormente.
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
Caso queira maiores informações ou orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Deonice.
O Kawa Kawa não é uma planta brasileira. Ela é originária da Polinésia.
No link abaixo tem a foto do Kawa Kawa:
https://www.oficinadeervas.com.br/kawa-kawa
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição
Na mata próxima à minha casa tem capeba das folhas asperas e grossas.
Alguém sabe a diferença?
O formato e o cheiro são os mesmos, mas dizem que essa mais áspera não pode comer.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Eugênio
A Caapeba que conhecemos como planta medicinal e comestível é essa de folha fina. Nunca vi essa outra de folha grossa e por isso não sei que espécie é. Provavelmente seja do mesmo gênero, mas de espécie diferente.
Caso você queira mais informações, entre em contato conosco pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
att
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Gilberto.
A medicina natural é maravilhosa e muito rica.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Marlene
São plantas diferentes, ou seja, espécies diferentes. A Taioba é uma planta considera uma PANC (planta alimentícia não convencional). Já a Pariparoba é uma planta medicinal, possui ações antitumorais e é indicada também para problemas de fígado.
Para mais dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Valter.
Não conhecemos estudos desta planta para uso em animais domésticos, mas se trata de uma planta de baixa toxicidade. Segue uma lista de plantas usadas em animais (cães e gatos):
https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/11/infarma06.pdf
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.