Benefícios do Cranberry: para que serve e como tomar
Conheça nossas fórmulas magistrais para Cranberry.
Veja nossa lista de opções:
60 cápsulas de 300mg E.S., 60 cápsulas de 400mg E.S., 60 cápsulas de 300mg E.S.(Kit com 2 frascos), 60 cápsulas de 400mg E.S.(Kit com 2 frascos),
Vontade de ir ao banheiro com frequência e, no fim, poucas gotinhas com ardência: pode ser infecção urinária! Ela é muito comum, mas existem várias dicas para ajudar na sua prevenção, e o Cranberry é uma delas. Saiba mais sobre os benefícios do Cranberry, para que serve e como tomar!
O que é o Cranberry?
Uma frutinha pequena, vermelha e capaz de ajudar a saúde humana: É assim o Cranberry! Você não vai encontrá-lo com muita facilidade no Brasil porque a espécie é nativa do Hemisfério Norte e melhor aclimatada às temperaturas de lá. Quando finalmente chega no nosso país, exibe um preço mais elevado nas versões desidratadas ou em suco.
Ainda bem que a opção em cápsulas é mais acessível e, apesar de não contar com o sabor da fruta, pode ainda oferecer benefícios para quem toma.
O seu nome popular foi dado pelos colonizadores dos Estados Unidos devido a semelhança das flores com o formato de um pássaro, o “crane” — que, na realidade, designa uma família de pássaros, os grous — mas a fruta já era conhecida pelos povos nativos, por exemplo o povo Narragansett. Esse povo, que fala a língua algonquina, chamava o Craneberry de sasemineash e a utilizava como alimento, tintura e componente de remédios tradicionais.
Com o tempo, essa fruta foi ganhando maior popularidade e é consumida anualmente nos Estados Unidos no Dia de Ação de Graças, como geléia que acompanha o peru.
Já seu nome científico é Vaccinium macrocarpon, da família botânica das Ericáceas. Em português, pode ser chamado de oxicoco (nome que vem de outra espécie do mesmo gênero), airela ou arando, mas o mais comum é que seja encontrado por seu nome em inglês, Cranberry.
Os arbustos geralmente são baixos e perenes, com folhas verde-escuras e flores de tons rosa que florescem entre final de Junho e Julho. Os frutos, portanto, vem depois: entre Setembro e Outubro. O melhor solo para Cranberries prosperarem são solos pantanosos com pH baixo e turfa, necessitando de períodos de clima mais frio do que o Brasil conseguiria oferecer.
Cranberry: para que serve
Infecções do trato urinário são bem comuns, especialmente em mulheres, devido à anatomia do corpo feminino: a uretra é mais curta e os micro-organismos conseguem chegar à bexiga mais rápido. No entanto, homens também podem ser atingidos por infecções urinárias que, além de serem doloridas, podem ser reincidentes e evoluir para quadros mais graves se não forem devidamente tratadas.
Além de se hidratar bastante e ter cuidado com a higiene para prevenir futuras infecções, é possível consumir o Cranberry para auxiliar no tratamento e trabalhar na prevenção! Veja seus componentes e mecanismos de ação a seguir.
As partes utilizadas são seus frutos, e seus componentes são:
- Polifenóis (incluindo a proantocianidinas, antocianidinas, taninos e flavonóides)
- Vitamina C
- Vitamina E
- Minerais
- Fibras
O Cranberry possui ações antioxidante e inibidora de adesão bacteriana.
Ele é vendido na forma de cápsulas, uma opção mais prática no seu dia a dia. Se você tem dúvidas de como tomar, não se desespere: Seja em casa ou no trabalho, não será necessário mais do que alguns instantes para você tirar a cápsula da embalagem e consumí-la.
E quais são as indicações de uso do Cranberry?
O principal uso do Cranberry é para prevenção de infecções urinárias! É utilizado também no tratamento, embora a prevenção seja mais indicada para o fitoterápico. E não é só isso! Os componentes antioxidantes desta baga auxiliam a nossa saúde de outras formas. O Cranberry também tem sido associado à:
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Prevenção de doenças degenerativas
Se você já está com infecção urinária, procure ajuda de um profissional para receber um tratamento individualizado e eficaz. Infecções são tratadas comumente com antibióticos, mas existe uma dosagem e uma duração correta para o uso dessa classe de medicamentos. O consumo incorreto pode acarretar problemas.
Se cistites e infecções urinárias são recorrentes na sua vida, avalie os benefícios de incorporar o Cranberry na sua rotina. Há evidências que essa fruta reduz a taxa de reincidência de infecções urinárias!
Por evitar a adesão de bactérias às paredes e superfícies celulares dos órgãos, o Cranberry impede que estes micro-organismos (geralmente E. coli) causem infecções. Existe a maior probabilidade desses agentes patogênicos não se prenderem à bexiga!
Cranberry emagrece?
Não. O Cranberry, sozinho, não possui evidência científica associada à redução de taxas de gordura corporal, nem mesmo à ação diurética.
Se consumido como fruta, tanto fresco quanto desidratado, pode ser associado à uma alimentação mais rica e fará muito bem ao seu corpo, pois possui vitaminas muito benéficas. No entanto, muitas opções no mercado comercializam o Cranberry com açúcar — por exemplo sucos ou versões desidratadas com adição de açúcar — e, se ingerida em excesso, pode impactar negativamente em dietas de emagrecimento.
Então, se você encontrar Cranberry como fruta ou suco para consumir, confira as taxas de açúcar.
Cranberry aumenta a imunidade?
A maior parte das pesquisas do Cranberry são associadas a infecções urinárias e como as bactérias deixam de se proliferar (ou não) no corpo. Até o momento, o que se tem maior evidência é que o Cranberry não exatamente combate a bactéria que está ali já instalada no organismo, mas evita a adesão de bactérias, por exemplo, na bexiga e inibe a criação de biofilmes — que são agregações de micro-organismos com uma estrutura diferenciada e capazes de dificultar a ação do sistema imunológico do corpo.
Outro aspecto importante do Cranberry é que os polifenóis e vitaminas que o compõem podem ajudar a resposta imunológica. Um estudo com suco de Cranberry indicou melhor resposta de síntese de células T e podem auxiliar na redução de sintomas de resfriados e gripes leves.
É necessário maior aprofundamento de pesquisas científicas para determinar os mecanismos de ação do Cranberry, portanto até o momento é possível dizer que esta fruta auxiliará na prevenção de cistites e infecções urinárias, trazendo benefícios de forma sistêmica para o seu corpo com a ação antioxidante.
Cranberry: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, o consumo de Cranberry é bem tolerado, pois trata-se de uma opção que também é alimentícia. Efeitos colaterais variam entre náusea e vômito. No entanto, não se recomenda o extrato de Cranberry a:
- Gestantes, lactantes e crianças devido à falta de pesquisas conclusivas sobre os efeitos de uso deste fitoterápico.
- Pessoas com hipersensibilidade ou alergia ao Cranberry
- Pessoas com histórico de cálculos renais
- Pessoas alérgicas à aspirina (ácido acetilsalicílico)
Existe interação medicamentosa entre os componentes do Cranberry e o efeito anticoagulante da varfarina. Esse efeito pode ser potencializado, portanto não se recomenda para quem consome esse tipo de medicamento.
Diabéticos devem prestar atenção nas opções de Cranberry com adição de açúcar.
O uso em excesso pode levar o corpo a excretar medicamentos que o paciente esteja tomando, como psicotrópicos (antidepressivos, antipsicóticos) e analgésicos. Avalie com profissionais da saúde o uso de Cranberry caso consuma outros tipos de medicamento e atenha-se à dosagem correta.
Não deixe de buscar orientação médica em casos de infecções urinárias! Cuide bem de si e saiba que você pode contar com a Oficina de Ervas para te ajudar.
Cranberry: preço e onde comprar
Você pode comprar Cranberry no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.cranberryinstitute.org
https://link.springer.com/article/10.2165/00003495-200969070-00002
https://seer-adventista.com.br/ojs3/index.php/RBSF/article/view/1478/1039
https://www.ndtv.com/health/can-dried-cranberries-help-you-lose-weight-nutritionist-explains-2052190
https://saude.abril.com.br/medicina/infeccao-urinaria-aqui-nao/
https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/os-efeitos-terapeuticos-do-cranberry/
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ivanir
Como tentativa, para incontinência urinária, o Ipê Roxo e o Óleo de Copaíba podem ajudar.
Deixo abaixo os links com mais informações sobre esses fitoterápicos e valores:
https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo
https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, José
Não há literatura nenhum menção de que o Cranberry influencie negativamente na diabetes e hipertensão. Clique no link abaixo para ver mais informações:
https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Assim podemos encontrar outro fitoterápico para você.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Izabel
Na literatura não há menção de interação medicamentosa entre essas substâncias.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ivonete
Há alguns fitoterápicos que podem auxiliar nesse caso, como a Centella Asiática, Óleo de Copaíba e o Ipê Roxo.
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe a idade dela, se tem outro problema de saúde e se faz uso de medicamentos: se afirmativo, cite-os.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Joselia
Não recomendamos a volta do uso, ainda é muito recente.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Silvana
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe qual (is) problema (s) de saúde apresenta e se usa algum medicamento além do Clopidogrel.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Mirian.
Pode tomar o Cranberry na forma de cápsulas de extrato seco.
Em caso de infecção urinária, faça o tratamento convencional e tome o Cranberry E.S. 400mg 2 vezes ao dia.
Se você quiser usar como preventivo de infecção urinária, pode tomar a dose menor de 300mg 2 vezes ao dia.
Esse produto protege a bexiga e impede a fixação da bactéria em suas paredes.
https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Rosemeire
Pode sim fazer o uso, Cranberry é um considerado um alimento.
Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição
Gostaria de saber melhor porque o cranberry é contra indicado para possoas com históricos de calculo renais.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Claudineia.
O Cranberry não é indicado para quem tem cálculos renais.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo, para que eles possam te orientar:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Angela
A dosagem usual para a prevenção de infecção de urina é 1 cápsula de Cranberry 300mg ao dia.
Para mais informações sobre o Cranberry clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry
Para dúvidas e orientações fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
BEATRIZ
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Beatriz
Não sabemos dizer onde encontrar a planta. Mas, provavelmente, deve ter alguém na internet que venda. Dê uma pesquisada no google.
Aqui trabalhamos com o Cranberry em cápsula.
Para dúvida e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.