Astragalus, a planta da longevidade.
Astragalus membranaceus é conhecido na China como “Huang-qi”, que significa “líder amarelo”‘. “Huang” significa amarelo, referindo-se ao interior da raiz amarela. “Qi” significa líder, referindo-se a esta erva como um dos tônicos superiores na medicina chinesa.
Conta-se que há cerca de 5000 mil anos, somente os membros da família do Imperador é que eram autorizados a fazer uso desta erva. Aqueles que não eram membros, podiam ser condenados a morte caso fossem pegos fazendo uso da Astragalus. Era conhecida como Elixir da Longevidade!
Sabe-se que a raiz do Astrágalo é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital, a promoção da saúde e reforçar o Qi. No Ocidente, começou a ser usada em 1800 na fabricação de vários tônicos, e a goma extraída do Astrágalo (tragacanth) é ainda hoje usada como emulsionante e agente antidiarreico.
O Astragalus é também conhecido como ervilhaca de leite, Huang Qi, huang chi, Ogi, hwanggi, bei qi, radix astrágalos, chifre de cabra, dragão verde, Milk Vetch Root, Huang-qi (Yellow Leader), Astragalus root, Chinese Astragalus, Chinese Milkvetch, Huang Qui, Huang-qi, Membranous Milk Vetch, Yellow Vetch.
Pertence à família Fabaceae e a parte utilizada como fitoterápico são as raízes. Os componentes e princípios ativos: Astragalosídeos, beta-sitosterol, colina, cobre, d-frutose, astramembranagenina, isoastragalosídeos, ácido linoléico, cálcio, magnésio, ferro, sódio, potássio, saponinas, flavonóides, polisacarídeos e glicosídeos.
Mecanismo de ação do Astragalus:
Astragalus é também associado a outras ervas adaptogênicas como o Ginseng promovendo a segurança contra vários fatores estressantes internos e externos. A combinação de Astragalus com Equinácea é comum contra infecções da membrana mucosa.
Embora astrágalo não seja convencionalmente um tratamento para o câncer, ajuda no suporte da função imunológica e na sensação de bem-estar. Deve ser tomado como um preventivo ou em paralelo com o tratamento convencional, como a quimioterapia. A investigação clínica sugere que o astrágalo reduz os efeitos tóxicos da quimioterapia e, ao mesmo tempo, aumenta a função imunológica. A raiz pode ser consumida durante um longo período de tempo para alcançar melhores resultados.
Principais benefícios:
Astrágalo é amplamente usado como um medicamento imunoestimulante para reduzir a incidência do resfriado comum e gripe.
É usado para reforçar a recuperação e reduzir a fadiga. (“deficiência do chi” - força de vida).
De acordo com a prática da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), é amplamente utilizado para revigorar e tonificar o Qi e o sangue, e como um importante adaptogeno.
No sistema de uso da MTC, o Astrágalo não deverá ser usado durante os períodos de infecção aguda.
Parece ser bem tolerado, contudo existem diversas interações teóricas (não usar com supressores do sistema imunitário).
O Astragaloside IV (principal componente estudado) melhorou a função pós-isquêmica e melhorou arritmias de corações de ratos in vitro. O Astragalósideo IV também apresentou propriedades de cardioproteção, imuno-estimulantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antioxidantes e neuroprotetoras. Também inibe a formação de AGEs (produtos de glicação avançada) implicados nas complicações neuropáticas dos diabéticos, estimula a produção de imunoglobulinas e macrófagos, protege contra a toxicidade das quimioterapias, dentre outros benefícios e propriedades.
O Astrágalo é benéfico para o wei chi, ou seja, a energia vital protetora inerente do corpo.
Contra-indicações do Astrágalo:
Não são conhecidos contra-indicações com o produto. No entanto, devido ao fato de estimular o sistema imunológico, deve ser usado com cuidado por pessoas em terapia imunosupressiva assim como a administração após um transplante de órgão e por aqueles que sofrem de alguma doença autoimune como lúpus.
Por: Eliza Harada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jose.
Pacientes que possuem algum tipo de doença autoimune (psoríase e outros) ou tomam medicamentos imunossupressores não devem consumir Astragalus, assim como não indica-se este fitoterápico para pacientes transplantados ou que irão passar em breve por alguma cirurgia (envolvendo ou não transplantes).
Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jefferson.
Não temos esse ativo isolado para manipular.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Tomo medicamento (Ablok Plus 50 x 12,5) para pressão arterial alta e gostaria de saber se posso fazer uso do Astrágalos.
Grata!!
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Marilene,
Até o momento nas literaturas que consultamos não tem restrição de uso do Astragalus com medicamentos anti hipertensivos.
Estamos a disposição
Para pressao baixa no verão o Astragalus pode ajudar? Nao descobri a causa disso. Meu pai sente a mesma coisa no verao. Temos problemas circulatórios na perna.
A cavalinha por ser diuretico piora a queda na pressao?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Renata.
O problema do verão é que ocorre a dilatação das veias e artérias, causando uma baixa na pressão arterial.
Não use a cavalinha e nenhuma planta com ação diurética, pois isso poderá causar mais ainda o mal estar.
Para fortalecer as veias que causam os problemas circulatórios, pode usar o Hamamelis, pois essa planta fortalece o tônus das veias.
https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis
Para controlar a pressão baixa, o que pode ser usado é o Alecrim e o Gengibre.
https://www.oficinadeervas.com.br/alecrim-rosmarinus-officinalis
https://www.oficinadeervas.com.br/gengibre
Para esclarecimento de dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Francisco
Se você não tiver doença autoimune e não usar fármacos imunosupressores pode sim usar o Astragalus. Se desejar um tratamento fitoterápico para cirrose, a Silimarina pode te ajudar.
Deixo abaixo os links das plantas mencionadas para você ler mais sobre:
https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Adquiri um frasco com 60 cápsulas de 500mg de Astragalus.
Comprei porque assisti um vídeo sobre sua ação benéfica nos telômeros.
Porém, após a aquisição, li aqui no texto que não convém usar pessoas com doença auto-imune.
Eu tenho Vitiligo.
Estava pensando em usar uma cápsula dia-sim dia-não, ministrando junto com Vitamina D, que ajuda a regular o sistema imunológico.
Vou fazer uma Cirurgia de hérnia em 2 semanas. Convém estar com o Sistema imunológico em bom estado.
Qual a sua opinião, por favor.
Obrigado,
Stéfano
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Stefano.
O vitiligo é uma doença de causa desconhecida, mas não se trata de doença autoimune.
O uso do Astragalus melhora a energia vital, aumenta a imunidade, além de outros benefícios.
Sua contraindicação é para casos de terapia de imunossupressão, como em casos de transplante de órgãos e doenças autoimunes agressivas como o lupus.
Você pode tomar até 500mg ao dia, mas o efeito é um pouco mais longo, isto é, começa a melhorar a imunidade após 30 dias de uso mais ou menos. Então você poderá continuar tomando o Astragalus mesmo após a cirurgia.
O que pode te ajudar é tomar a Arnica D1 + Symphytum D1 antes e até 30 dias após a cirurgia, pois são anti-inflamatórios e cicatrizantes.
https://www.oficinadeervas.com.br/arnica-montana
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Alexandre
Se você não possuir doença autoimune, você pode sim usar o Astragalus. Pode tomar 1 cápsula de extrato seco de Astragalus 300mg 2 vezes ao dia (manhã e noite). Tome por 60 dias e pause 30 dias.
Para mais orientações clique no abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Para ver mais informações sobre o Astragalus e/ou adquirir, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Gladston,
Creio que não ira encontrar com teor a 40% pois o padrão é a 20%. Deixo o link https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus para visualizar em nosso site.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ana Lúcia.
Para reduzir efeitos tóxicos no organismo, o mais indicado é usar a Chlorella, que possui ação depurativa. Nesse caso, é mais interessante usar a Chlorella do que o Astragalus. Mas, se quiser tomar o Astragalus pode, vai melhorar a imunidade, só que não será tão eficaz contra reações adversas da quimioterapia.
Link para visualizar e adquirir o Astragalus:
https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus
Link para visualizar e adquirir a Chlorella:
https://www.oficinadeervas.com.br/chlorella
Para orientações de posologia, entre em contato com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Márcia. Essa não é a planta mais indicada para tratar a osteoporose, apesar de suas inúmeras ações benéficas para a saúde. Vou deixar um link para você ler sobre a osteoporose e os tratamentos naturais que podem ser associados: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/voce-sabe-quais-sao-os-fatores-de-risco-para-ter-osteoporose-vamos-ver. Além da Cavalinha e do Osteosil que ajudam na reposição de minerais, existem as plantas anti-inflamatórias para controlar as dores. Deixo alguns links : https://www.oficinadeervas.com.br/osteosil-regenerador-cartilagem, https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata, https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira. Entre em contato conosco para relatar o seu caso. Assim poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Carlos. No seu caso não é aconselhável parar com o seu medicamento pois pode ocorrer uma hiperglicemia. O que acontece no seu caso é uma oscilação muito grande da glicemia. Para podermos te orientar, entre em contato por este email e fale com nossos fitoterapeutas. Informe as dosagens que você toma dos medicamentos citados, se toma mais algum medicamento, se faz dieta restritiva, que taxas apresenta de glicemia atualmente e se faz exercícios físicos. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá José. Não conheço ninguém que tenha o cultivo dessa planta no Brasil. Aqui só temos o extrato seco das raízes para a manipulação e por isso também não conheço as sementes. Estamos à disposição.
Tomo loxoprel para que não regresse um cancro de mama, mas rouba-se de toda a energia, enfraquece as pernas e braços e dá-me fortes dores nas articulações o que me impede de dormir, a raiz de astragalus poderá ajudar? ou recomenda outro tipo de planta? o astragalus toma-se todos os dias ou deve-se apenas tomar até um periodo de tempo? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Gilberta. Aconselho que você entre em contato com nossos fitoterapeutas para que possa informar com detalhes o seu caso. Informe a sua idade, há quanto tempo faz uso desse medicamento, se faz uso de algum outro medicamento, como está a sua alimentação, como é sua rotina, o que você faz para tratar as dores articulares, etc. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Milu. Não há informação de contraindicação na gravidez, mas aqui adotamos o critério de não usar nada, a não ser com o consentimento do médico. Somente ele poderá avaliar a necessidade de melhorar a imunidade através dos exames de sangue e fazer as prescrições necessárias. Mesmo que ele não saiba indicar plantas, existem outras formas como a vitamina C, aminoácidos, Vitamina D, entre outros. A clorella talvez seja a única opção nesse momento, por se tratar de uma alimento. Deixo o link para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/chlorella. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Natália. Não sei te dizer se o produto passa por radiação, pois mesmo no Brasil, há produtos alimentícios, e não somente fitoterápicos, que passam por radiação para esterilização. Nesse caso, a única garantia é fazer seu próprio plantio orgânico e usar plantas que possam ser cultivadas na área. Temos uma indústria de alimentos funcionais com uma linha de chás orgânicos que garantem todo esse cuidado. Entre em nossa página www.kampodeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Evangelista. Não há tempo determinado para o uso do Astragalus. Como preventivo de doenças, pode usar por 3 meses e fazer uma pausa de 1 mês. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Isabele. Pode usar as duas plantas sim, no entanto a equinácea pede uso por 60 dias e intervalo de 30 dias para repetição de mais 60 dias. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Flávia. Nós sabemos te responder em forma de cápsula, ela costuma ter bom resultados. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
Muito obrigada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Fernanda. Sua mãe pode sim fazer o uso do Astragalus. As únicas contraindicações são para pessoas com doenças autoimunes, como o Lúpus ou aquelas que estão realizando tratamentos com imunossupressores. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
Esse chá é em erva ou cápsulas?
⇒ Oficina de Ervas:
Daisy o Astragalus que temos é em cápsula. É interessante usar não para cólicas intestinais mas pelas outras propriedades. Poderia usar a Tanchagem e o Ipê roxo, para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas:
Antonio, bom dia. Pode tomar uma cápsula do Astragalus de 500 mg por dia.
⇒ Oficina de Ervas:
Antonio, bom dia. Na dosagem que mencionou uma vez ao dia é o suficiente. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
Serve para os sintomas da menopausa? Principalmente os fogachos
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Lourdes. Para menopausa e fogachos temos plantas como a Cimicifuga, Amora, Dong Quai, Vitex, Isoflavona. Mas entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá. É muito interessante o seu relato, no entanto, não encontrei nenhuma literatura que apresente esse efeito pelo Astragalus ou pela Timomodulina. Creio que seja mais pela ação do Astragalus, pois ela tem uma ação diferente: "Sabe-se que a raiz do astrágalo é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital, a promoção da saúde e reforçar o Qi." Portanto, a recuperação do vigor e energia vital está relacionada a todas as funções do organismo. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Valdir. As dosagem de cada planta pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Se você quiser, fale com nossos fitoterapeutas e informe suas necessidades, sua idade, rotina, etc. Assim poderemos sugerir as dosagens. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Arlindo. Como essa planta é originária da Ásia e o que temos aqui é importado, não tenho conhecimento do seu cultivo. Eu vi que na internet tem a venda das sementes para formação de mudas, mas nunca vi o seu cultivo. Talvez seja importante você buscar informações técnicas sobre o cultivo dessa planta em trabalhos científicos internacionais. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Anselmo. A parte utilizada dessa planta é somente as raízes. Por ser uma planta importada, você não encontrará outras partes de planta e provavelmente não encontrará a raiz para ser usada na forma de chá. O uso mais comum é na forma de cápsulas de extrato seco da rais, que é a forma mais concentrada para uso.https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Rogério, na forma de chá vai ser difícil de encontrar porem na forma de cápsulas que temos para manipular para você é mais pratico de ser usado, clique no link https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus para visualizar em nosso site, caso necessite de maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas:
Ola, o baço aumentado pode ser sinal de outras doenças em seu organismo então digamos que teria que saber qual doença esta causando o aumento do baço e nessa caso não sabemos responder se o Astragalus lhe trará benefícios.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Valéria. O produto que você se refere é o princípio ativo isolado. Nosso produto é o extrato seco de Astragalus, que tem 20% em astragaloside. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Anna. Fiz uma pesquisa sobre o seu problema e não achei nada com relação ao uso do Astragalus. Não tenho como afirmar se você pode usar, no entanto, se quiser falar com nossos fitoterapeutas e passar todos os sintomas que você tem, poderemos avaliar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria. O ideal é que a cada 60 dias de uso do Astragalus, de um intervalo de 20 dias. Nesse período pode substitui-lo por outra planta com ação similar. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria. Quando se trata de fazer chá com partes duras da planta, como semente, casca e raiz, a decocção pode variar de 2 até 10 minutos de fervura, dependendo dos tamanhos das partes e da dureza do material. Em média, de 5 a 7 minutos e depois tampa para abafar até esfriar.
.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Gelson. Peço que entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br pois precisamos de algumas informações para auxiliar . Como a quanto tempo esta fazendo uso do medicamento, quais sintomas tem sentido. Aguardamos seu contato.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Josue. O Astragalus na dosagem de 300mg a sugestão de uso é de 1 capsula ao dia. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Carmen. Pode tomar sim, mas converse com nosso fitoterapeuta para informar que medicamentos você usa, que sintomas apresenta, qual a sua idade. Assim poderemos avaliar melhor e te orientar. Estamos àdisposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Walmir. Não conheço nenhum estudo específico relacionado ao uso de Astragalus com a fibrose pulmonar. Também não há contraindicação. Talvez a planta mais indicada seja o Guaco, por ter ação dilatadora dos brônquios.
Caso queira conversar com nossos fitoterapeutas e informar seu caso com detalhe, deixo aqui o contato: farmacia@oficinadeervas.com.br.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Antônio. Não conheço nenhum trabalho com relação à ação do Astragalus na redução dos telômeros. Vi alguns estudos comprovando que os exercícios físicos são importantes na diminuição da perda do comprimento dos telômeros, diminuindo assim o processo de envelhecimento, mas também ligados a outros fatores oxidativos.
As quebras cromossômicas nas regiões teloméricas podem gerar alterações moleculares que causam o câncer, e nesse caso, pode ser que o Astragalus ofereça alguma proteção, mas não posso afirmar. Apenas sabemos que essa planta tem ação preventiva de câncer e aumenta a imunidade.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rosanita. O tempo para que comece a fazer efeito depende muito de cada organismo, mas geralmente o tempo minimo é de 4 semanas. Ele não ira ajudar a não ficar mais resfriada mas sim diminuir a intensidade. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Janete. O tratamento para diabetes depende de muitos fatores. Você pode usar o astragalus se não estiver usando insulina, pois o uso dos dois pode dar hipoglicemia.
Entre em contato com nosso fitoterapeuta para passar todas as informações. Assim poderemos te orientar melhor. Nossos contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou Whats (16) 98234-0111.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Romério. A parte utilizada do Astragalus é a raiz. Nunca via a folha dessa planta, pois ela não é produzida aqui no Brasil e o distribuidor farmacêutico já importa o pó da raiz.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Dayse. Você pode entrar em nosso link e ter todas as informações de preços e formas sugeridas.
https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus
Caso queira outra dosagem ou orientação, entre em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Neli. Só tem uma espécie que é comercializada como planta medicinal (Astragalus membranaceus). Seus benefícios são conhecidos pelos chineses há milhares de anos, e ao longo do tempo, muitos estudos foram realizados em busca dessas confirmações. Caso você queira relatar quais as suas necessidades, pode entrar em contato direto conosco pelo (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e falar com um fitoterapeuta. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Jucira, bom dia
Por ser uma planta importada, creio que não encontre aqui a planta para cultivar. O que temos é o extrato seco, que é uma forma concentrada do pó para preparo das cápsulas.
Deixo aqui o link:
https://www.oficinadeervas.com.br/astragalus
Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Alexandre. Essa planta apresenta traços dos seguintes minerais: Cálcio, Cromo, Cobalto, Ferro, Magnésio, Potássio, entre outros. Não tem vitamina K no Astragalus.
A Vitamina K é dividida em K1, K2 e K3, ela é encontrada de diferentes maneiras: a segunda é produzida pela própria flora intestinal, enquanto as outras duas precisam ser absorvidas por meios externos - a primeira através de alimentos de origem vegetal (verduras e legumes, principalmente, mas também frutas, como ameixas secas, kiwi e morango) e a terceira por suplementos, já que é feita em laboratórios.
Ficamos à disposição para qualquer dúvida.