Astragalus
Astrágalo é o nome comum de uma das ervas mais utilizadas na medicina chinesa, bem como o nome do grupo de plantas a partir do qual se origina. Astragalus membranaceus é conhecido na China como “Huang-qi”, que significa “líder amarelo”‘. “Huang” significa amarelo, referindo-se ao interior da raiz amarela. “Qi” significa líder, referindo-se a esta erva como um dos tônicos superiores na medicina chinesa.
Conta-se que há cerca de 5000 mil anos, somente os membros da família do Imperador é que eram autorizados a fazer uso desta erva. Aqueles que não eram membros, podiam ser condenados a morte caso fossem pegos fazendo uso. Era conhecida como Elixir da Longevidade!
Sabe-se que a raiz do astrágalo é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital, a promoção da saúde e reforçar o Qi. No Ocidente, começou a ser usada em 1800 na fabricação de vários tônicos, e a goma extraída do astrágalo (tragacanth) é ainda hoje usada como emulsionante e agente antidiarreico.
O Astragalus é também conhecido como ervilhaca de leite, Huang Qi, huang chi, Ogi, hwanggi, bei qi, radix astrágalos, chifre de cabra, dragão verde, Milk Vetch Root, Huang-qi (Yellow Leader), Astragalus root, Chinese Astragalus, Chinese Milkvetch, Huang Qui, Huang-qi, Membranous Milk Vetch, Yellow Vetch.
Pertence à família Fabaceae e a parte utilizada como fitoterápico são as raízes. Os componentes e princípios ativos: Astragalosídeos, beta-sitosterol, colina, cobre, d-frutose, astramembranagenina, isoastragalosídeos, ácido linoléico, cálcio, magnésio, ferro, sódio, potássio, saponinas, flavonóides, polisacarídeos e glicosídeos.
Indicação terapêutica:
O astragalo (Astragalus membranaceus) é usado para melhorar a resposta imune e manter a saúde global (Sinclair, 1998). Estimula ou potencializa os componentes do sistema imune, incluindo a atividade das células natural killer (NK)(Memorial Sloan-Kettering, 2005). Compostos que incluem as saponinas (um glicosídio encontrada na aveia, espinafre e outras plantas) e polissacarídeos podem afetar o efeito do astragalo no sistema imune.
Em indivíduos com baixo número de leucócitos, o astragalo pode aumentar o número de células brancas e níveis de interferon, importantíssimos no combate a vírus (Kurashige e col., 1999). Também observou-se que o astragalo intensifica a atividade dos macrófagos.
Mecanismo de ação:
Vários constituintes químicos de Astragalus como as saponinas, flavonóides, polisacarídeos e glicosídeos, têm sido identificados como ativos potenciais. Astragalus é também associado a outras ervas adaptogênicas como o ginseng promovendo a segurança contra vários fatores estressantes internos e externos. A combinação de Astragalus com equinácea é comum contra infecções da membrana mucosa.
Embora astrágalo não seja convencionalmente um tratamento para o câncer, ajuda no suporte da função imunológica e na sensação de bem-estar. Deve ser tomado como um preventivo ou em paralelo com o tratamento convencional, como a quimioterapia. A investigação clínica sugere que o astrágalo reduz os efeitos tóxicos da quimioterapia e, ao mesmo tempo, aumenta a função imunológica. A raiz pode ser consumida durante um longo período de tempo para alcançar melhores resultados.
Principais benefícios:
Astrágalo é amplamente usado como um medicamento imunoestimulante para reduzir a incidência do resfriado comum e gripe.
É usado para reforçar a recuperação e reduzir a fadiga. (“deficiência do chi” - força de vida).
De acordo com a prática da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), é amplamente utilizado para revigorar e tonificar o Qi e o sangue, e como um importante adaptogeno.
No sistema de uso da MTC, o astrágalo não deverá ser usado durante os períodos de infecção aguda.
Parece ser bem tolerado, contudo existem diversas interações teóricas (não usar com supressores do sistema imunitário).
O astragaloside IV (principal componente estudado) melhorou a função pós-isquêmica e melhorou arritmias de corações de ratos in vitro. O astragalósideo IV também apresentou propriedades de cardioproteção, imuno-estimulantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antioxidantes e neuroprotetoras. Também inibe a formação de AGEs (produtos de glicação avançada) implicados nas complicações neuropáticas dos diabéticos, estimula a produção de imunoglobulinas e macrófagos, protege contra a toxicidade das quimioterapias, dentre outros benefícios e propriedades.
O astragalo é benéfico para o wei chi, ou seja, a energia vital protetora inerente do corpo.
Contra-indicações:
Não são conhecidos contra-indicações com o produto. No entanto, devido ao fato de estimular o sistema imunológico, deve ser usado com cuidado por pessoas em terapia imunosupressiva assim como a administração após um transplante de órgão e por aqueles que sofrem de alguma doença autoimune como lúpus.
Dosagem Usual:
100 a 500mg ao dia em extrato seco.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria
Até pode usar o Astragalus para imunidade e aumentar os níveis de energia. No entanto, para fibrose pulmonar, ele não será eficaz.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapuetas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Meu objetivo hoje são proteger o organismo com nervos dormentes dos pés e mãos pós tratamento de hanseníase a 2 anos.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Gilson. Essa planta tem uma ação muito boa e por ser protetora dos nervos, pode acelerar o processo de recuperação. Você pode entrar em contato com a nossa equipe se tiver alguma dúvida ou quiser alguma orientação. Estamos à disposição e desejamos uma boa recuperação.