Arroz Vermelho Fermentado baixa colesterol? Entenda os benefícios!
O Arroz Vermelho Fermentado, também chamado de Red Yeast Rice, promete baixar o colesterol, mas será que esse suplemento manipulado é tudo isso mesmo? Com origem na Medicina Tradicional Chinesa, o Arroz Vermelho Fermentado vem ganhando mais adeptos. Neste artigo, desvendaremos o seu uso medicinal e seus benefícios.
O que é Arroz Vermelho Fermentado?
É possível que você já tenha ouvido falar do Arroz Vermelho, que é uma escolha bem gostosa na cozinha e que pode ser acompanhada de carnes e vegetais. Mas o Arroz Vermelho Fermentado é bem diferente daquele que a gente vê no supermercado e prepara em casa: o Arroz Vermelho Fermentado é opção para a saúde, vendido em cápsulas.
O arroz usado nesse fitoterápico é Oryza sativa, que é a espécie de arroz de todo dia. Mas acontece um processo de fermentação controlada com o fungo Monascus purpureus, da família Aspergillaceae. O arroz adquire essa cor avermelhada (e por isso, há "vermelho" no nome) porque é cultivado esse fungo ou levedura nos grãos. Em países asiáticos, em especial a China, esse arroz fermentado tem uso na culinária, pois integra o tofu fermentado, vinagre de arroz vermelho e até alguns doces, além de bebidas. Ao que se sabe, a fermentação confere um sabor suave ao arroz e por isso é combinado com outras comidas.
E há registros também de uso medicinal tradicionalmente na China, para digestão e revitalização do corpo. Com o avanço de estudos, desenvolveu-se a opção em cápsulas que é padronizada e mais prática de ser consumida — apontada como uma alternativa para o colesterol! Assim, o Arroz Vermelho Fermentado também passou a ser conhecido como Red Yeast Rice, Levedura de Arroz Vermelho ou às vezes só como Arroz Vermelho, se você estiver procurando em uma farmácia.
Mas para que serve o Arroz Vermelho Fermentado? Será que precisa de receita? Há benefícios reais para o colesterol? Vamos conferir mais detalhes a seguir.
Arroz Vermelho Fermentado: para que serve
O Arroz Vermelho Fermentado serve para combater e tratar dislipidemias, ou seja, níveis altos de gorduras (lipídios) no sangue. Isso é traduzido para colesterol alto e, a longo prazo, maior risco de aterosclerose e problemas circulatórios.
Muitos pacientes que precisam melhorar o colesterol podem também não tolerar estatinas, que são um grupo de fármacos convencionalmente usados para o tratamento, pois inibem a síntese de colesterol por inibir uma enzima (HMG-CoA redutase). Essa enzima participa da produção dessa gordura, então sem ela a tendência é o colesterol baixar.
Usar esses fármacos é adequado com recomendação e acompanhamento profissional, mas há riscos de problemas hepáticos e aumento de glicose no sangue. Há pessoas também que não podem tomar estatinas por certos fatores, como intolerância causada por predisposição genética, sensibilidade à dosagens e possíveis interações medicamentosas, caso você já consuma outros remédios.
É aí que o Arroz Vermelho Fermentado pode ajudar!
As partes utilizadas na fitoterapia são os grãos de arroz fermentados pelo Monascus purpureus. Seus componentes em geral são:
- Amido
- Esteróis
- Isoflavonas
- Ácidos graxos monoinsaturados
- Monocolina
Possui ações
- Hipolipemiantes
- Antiagregantes plaquetárias
Essas duas ações juntas levam um efeito em cascata muito importante para o tratamento do colesterol.
E é vendido em cápsulas de extrato seco a 3%. Se você tinha dúvidas de onde encontrar a melhor opção desse fitoterápico manipulado, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem essa versão para você.
E quais são suas indicações de uso?
Conforme já mencionamos antes, a principal indicação de uso para o Arroz Vermelho Fermentado é o tratamento de colesterol. E isso resulta em outros benefícios também:
- Redução de colesterol "ruim", LDL
- Aumento de colesterol "bom, HDL
- Regularização dos níveis totais de colesterol
- Redução de triglicerídeos e homocisteína
- Diminuição de depósitos de gorduras nas artérias
As monacolinas presentes no Arroz Vermelho Fermentado têm a propriedade de inibir a HMG-CoA redutase, a enzima que participa da síntese de colesterol no fígado. O monacolina-K é quimicamente idêntica à lovastatina, que é uma estatina convencional amplamente utilizada em muitos países.
E mesmo que o Arroz Vermelho Fermentado reduza moderadamente o colesterol em relação às estatinas convencionais, este suplemento ainda é indicado por causar menos efeitos adversos. Por isso, pessoas que têm baixa tolerância a estatinas convencionais podem conversar com profissionais da saúde para inserir esse fitoterápico no tratamento.
Arroz Vermelho Fermentado: efeitos colaterais e contraindicações
Dentro das dosagens corretas, é bem tolerado pelo organismo e apresenta efeitos colaterais leves, quando ocorrem: gases, desconfortos abdominais, sensação de queimação no estômago.
Devido a presença de monocolina K, é necessário monitorar a saúde do fígado, considerando-se avaliar enzimas hepáticas (ALT e AST) e CPK. É muito importante esse monitoramento, ainda mais se o uso do Arroz Vermelho Fermentado for contínuo.
Além de consumir esse fitoterápico, mudanças na rotina são fundamentais, como constância nas atividades físicas e redução de consumo de alimentos gordurosos, bebidas alcóolicas e açúcares. Leia mais sobre colesterol no nosso informativo "Colesterol é uma palavra muito ouvida, mas você sabe o que realmente é?" clicando aqui.
- Não recomenda-se Arroz Vermelho Fermentado em fitoterápicos a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize o Arroz Vermelho Fermentado sem permissão de médicos.
- Não há estudos suficientes atestando o consumo de Arroz Vermelho Fermentado por crianças. Busque acompanhamento médico, ainda mais porque questões de colesterol nessa faixa etária são raras e bem tratadas com mudanças na rotina.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Mantenha a atenção quanto aos seus níveis glicêmicos, mesmo que você não tenha diabetes. Pelas ações hipoglicemiantes, o Arroz Vermelho Fermentado baixa a glicose e pode levar a sintomas de hipoglicemia.
- Se você já usa demais medicamentos para diabetes, pressão e/ou colesterol, antibióticos, imunossupressores, antidepressivos ou ansiolíticos, converse com profissionais da saúde antes de começar a usar o Arroz Vermelho Fermentado. O uso concomitante com demais medicamentos de forma indiscriminada não é recomendado.
- Pacientes com histórico de problemas hepáticos não devem tomar o Arroz Vermelho Fermentado.
Um aviso extra é sempre procurar um fitoterápico puro e de qualidade. Há relatos de adulteração nos produtos de Arroz Vermelho Fermentado, com suspeita de adicionar lovastatina pura e corantes — e a lovastatina, como uma estatina pura, pode levar a problemas hepáticos em doses inadequadas e se o paciente já tiver histórico de problemas hepáticos. Compre com quem entende, compre aqui na Oficina de Ervas!
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender a posologia e como usar o Arroz Vermelho Fermentado/Red Yeast Rice da melhor forma.
Arroz Vermelho Fermentado: preço e onde comprar
Você pode comprar Arroz Vermelho Fermentado no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz_fermentado_vermelho
https://pt.wikipedia.org/wiki/Monascus_purpureus
https://www.rodrigopaez.com.br/publicacoes/dislipidemia-o-que-fazer-se-nao-posso-tomar-estatina
https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/RED-YEAST-RICE-1.pdf
https://www.hospitaldaluz.pt/pt/saude-e-bem-estar/arroz-vermelho-e-colesterol
Comentários
Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Arroz Vermelho Fermentado baixa colesterol? Entenda os benefícios!
Deixe seu comentário sobre:
Arroz Vermelho Fermentado baixa colesterol? Entenda os benefícios!