Alfavacão
Conheça nossas fórmulas magistrais para Alfavacão.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL, 90 cápsulas de 250mg, Tintura 100mL,
Nome Botânico do Alfavacão: Ocimum gratissimum L.
Família: Labiatae
Partes Utilizadas do Alfavacão: Folhas/flores
Histórico do Alfavacão
Origem provável da África e Ásia Ocidental, sendo conhecida e usada desde a antiguidade, tendo sido introduzida no Brasil pela colônia italiana. Muito usada como tempero.
Também conhecida por: Alfavaca-cravo, príncipe-cheiroso, alfavaca-cheiro-de-anis, manjericão, basílico-sagrado, erva-real, manjericão-dos-cozinheiros, basílico-grande, Swwet basil, Tulasi (Sânscrito) e Luo Le (Chinês).
Constituintes
Óleo essencial (0,5 a 1%) - Estragol ou metilchavicol, linalol, cineol, eugenol, acetato de linalilo, ocimeno, geraniol, cânfora, metil-cinamato, pineno e timol
Saponinas
Flavonoides
Ácido cafeico
Ação
Reduz glicemia
Anti-inflamatória
Antiespasmódica
Estomáquica
Carminativa
Broncodilatador
Antialergênica
Antigripal
Antitussígena
Sedativa
Analgésica
Febrífuga
Propriedades Farmacológicas do Alfavacão
Reduz a glicose urinária e a glicemia de jejum e pós-prandial, reduz níveis de colesterol sanguíneo, possui propriedade anti-inflamatória em casos de asma.
Indicações de uso do Alfavacão
Sistema digestivo – carminativa, digestiva, estomáquica, antiespasmódica, antiulcerogênica
Sistema nervoso – ansiedade, insônia e antidepressiva leve.
Sistema respiratório – gripes com cefaleia, antiasmática, broncodilatador, tosse alérgica, gripes e resfriados.
Geral – Estimulante do organismo como um todo, refazendo processos de grande desgaste energético, antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, febrífugo.
CONTRA INDICAÇÕES
Evitar uso em gestantes, crianças menores de 6 anos, pessoas com gastrites e úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colites, hepatopatias, epilepsia, Parkinson e hipoglicemia.
EFEITOS COLATERAIS
Na gravidez pode provocar efeito mutagênico.
Hepatotóxico em doses elevadas
Hipoglicemia em pacientes sensíveis
PRECAUÇÕES
Usar as dosagens recomendadas.
DOSAGEM / MODO DE USAR
Pó: 20 a 40 mg/Kg/dia
Tintura: 1 a 4 gotas/Kg/dia
DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Pelo tempo que se fizer necessário.
PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO
Conservar em lugar seco, ao abrigo de luz e longe de insetos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Agrawal, P., et al. - Randomized placebo Controlled, Single-Blind trial of Holy Basil. Leaves in /patients with Non-Insulin- Dependent Diabetes Mellitus; Int. J. Clin. Pharmacol. Ther 34: 406-09,01996
Bézanger-Beauquesne, L; Pinkas, /m. Torck, M; Trotin, F. - Plantes Medicinales des Regions Tempérées. Paris: Maloine, 1980, p.335.
Fitomed. Sistema de Información em Fitomedicina. Cuba: Informed, 1997
Alfavacão (Ocimum gratissimum)
Antigamente quando uma pessoa ficava resfriada e com muitas dores no corpo, a planta que os mais velhos indicavam era o chá de alfavacão, pois além de combater o resfriado em si, também dava alívio às dores do corpo. De sabor agradável, quando bem quente e adoçado com mel, proporciona um alívio quase que imediato ao doente. Você ainda pode incrementar o seu chá com um pouco de limão cravo, um pouco de canela ou então com alguns dentes de alho. O resultado será fantástico.
Mas alfavaca e alfavacão é a mesma planta? Não, a alfavaca ou manjericão é o Ocimum basilicum, e o afavacão é o Ocimum gratissimum. São plantas bem parecidas, e com muitas indicações semelhantes. O alfavacão possui folhas grandes, medindo até 10 cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura, de coloração verde escura, apresentando bordos serrilhados. A planta pode atingir até uns 2 metros de altura e sua origem é tida como sendo do Oriente, mas com ampla distribuição pelo Brasil. Seu caule pode se tornar muito grosso e lignificado, suportando bem as podas. Sua multiplicação se dá por estaquia ou por sementes. Suas flores são de coloração branca levemente arroxeada, distribuídas em inflorescência tipo racemos paniculadas.
Seu aroma é muito parecido com o cravo, daí o seu nome popular em algumas regiões de alfavaca-cravo. Este aroma agradável se deve à presença de um componente de seu óleo essencial, o eugenol, que está presente com uma concentração de até 70%. O eugenol, que também está presente no óleo essencial de cravo, possui excelentes qualidades terapêuticas. Possui ação anti-séptica e analgésica, por isto é indicada nos casos de resfriado com dor no corpo. Só para ter uma idéia de seu efeito analgésico, o eugenol é usado ainda hoje nos consultórios odontológicos, juntamente com o óxido de zinco para fazer os curativos nos dentes. Além de fazer uma assepsia na cavidade, também auxilia a diminuir a dor.
Popularmente as mães utilizam o alfavacão em seus filhos não só na forma de chá, mas também na forma de banhos. Depois de um dia com muito esforço físico, em que a musculatura se apresenta toda dolorida, experimente preparar um banho de banheira e coloque algumas folhas de alfavacão na água bem aquecida. Entre e fique com o corpo mergulhado por uns 20 a 30 minutos. Você sentirá aos poucos um relaxamento incrível, e grande parte de suas dores desaparecerá.
Também possui ação carminativa, diurética e sudorífera. Em algumas regiões também é muito empregado como calmante em casos de nervosismo e até mesmo de paralisia.
Muitas doceiras do nordeste brasileiro utilizam ferver a água com as folhas do alfavacão antes de preparar os seus doces, pois isto proporcionará um sabor leve e gostoso do cravo. Experimente! Você irá aprovar.
Ademar Menezes Junior
Eu tenho muito alfavacão, alfavaca e manjericão eu não dou sorte sempre morre e eu tinha medo de usar o alfavacão apesar do cheiro ser muito parecido!
Obrigado pela informação agora vou poder usar direto sem medo, principalmente como tempero!
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ana
Ficamos felizes que gostou dos nossos informativos.
Para maiores orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, José.
Ficamos felizes por poder compartilhar um pouco do nosso conhecimento.
Agradecemos pelo carinho em comentar e ficamos sempre à disposição.
Agradecida demais 🙏🏼😃
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Dalvinha
Que relato fantástico. Realemente, trata-se de uma planta muito rica. Bem completo esse seu "extrato verde". Ótimo para tosses, afeccções do trato respiratório, etc.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Grata pelas informações esclarecedoras.
Sucesso !
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Célia.
Agradecemos pela sua mensagem e ficamos felizes.
Estamos à disposição sempre que precisar e desejamos sucesso para você também!
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Iracema.
Aqui na farmácia, temos na forma de cápsulas e de tintura.
Deixo o link para você ver:
https://www.oficinadeervas.com.br/alfavacao
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Erivania
O Alfavacão é uma planta muito versátil. Além de ser altamente energético, é tempero e remédio!
Para mais orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Irene.
Essa foto parece ser do Ocimum basilicum, mas como o gênero Ocimum tem muitas espécies e variedades, a pessoa que faz o marketing pode ter encontrado erro na fonte, na hora de pesquisar.
Agradeço por sua atenção.
Quer risco de overdose? Qual seria a overdose?
Obrigado.
Gerson.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Gerson
Reações adversas do Alfavacão:
- Na gravidez pode provocar efeito mutagênico.
- Hepatotóxico em doses elevadas
- Hipoglicemia em pacientes sensíveis
Se usado nas dosagens usuais não há problemas.
Posologia: colocar uma colher de chá da planta para 200mL de água. Pode tomar 3 vezes ao dia.
Para mais orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
Sou muito grato pelo artigo e tenho interesse em ter uma muda, se algum dos que comentaram a tiver gostaria que fizesse ctato.
Meu Whats (11) 999984238.
Obrigado!
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Hugo,
Ficamos felizes em saber que conseguimos contribuir para o seu conhecimento.
Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Paula. Não conheço essa indicação do alfavacão. O que já vi nesse tipo de resultado é a mãe tomar o chá de camomila. Também existe na homeopatia o tratamento dado ao bebê. Caso queira informações sobre esse tratamento, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ézer. Esse efeito tóxico é para dosagens acima de 2g diários de folhas secas. A folha in natura vai pesar mais, por conter água nas células. O que você pode fazer é diminuir a quantidade de folhas e fazer uma pausa a cada 15 a 20 dias, para não correr risco. Pode também intercalar com o chá de hortelã, que tem o efeito bem parecido. Qualquer dúvida, entre em contato.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Alcione. Essa planta forma um arbusto de médio porte, até 2m de altura e precisa de local aberto e ensolarado. Talvez você consiga cultivar em vaso grande, pois as folhas são grandes, atingindo 10cm de comprimento. Toda planta medicinal ou aromática tem seus efeitos potencializados quando cultivados em ambientes propícios para o seu desenvolvimento pleno. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Flávio. Essa planta tem cheiro de cravo da índia. Encontrei indicação para uso culinário, mas nunca testei. Olha a informação que achei: É uma planta com diversas aplicações na área da culinária, é utilizada em molhos de macarrão, pizzas e temperos para churrascos. Os ramos ainda verdes são usados em saladas, ou, secos, como condimento. Se você é produtor dessa e outras ervas condimentares, entre em contato conosco, pois temos uma indústria de alimentos que busca produtores com certificação orgânica. Agradeço por seu comentário, pois fez aumentar o nosso conhecimento. Abraços.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Rozimar. Essa planta é muito boa para o sistema respiratório, no entanto ela não tem ação antialérgica. As plantas mais usadas para casos de rinite são a cúrcuma longa e a perilla. Temos um spray nasal para esse caso também. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/spray-nasal. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Nara, pode utilizar por via oral também preparando o chá. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Eliza. Essa planta é muito rica em óleos essenciais, e pode provocar algum desconforto em casos de úlceras e gastrites. Alguns estudos mostram que ela pode ajudar, pois elimina os gases e ajuda na digestão. Já outros, mostram que não é recomendada, mas tudo depende de forma de uso e dosagem. Por esse motivo, é sempre bom conversar com um profissional da área. No caso de gastrite e úlcera duodenal, a planta mais indicada é a Espinheira santa. A indicação do alfavacão para esse problema nem seria cogitado, já que há risco de um efeito colateral. No entanto, os estudos e as pesquisas estão sempre acontecendo e atualizando informações. Entre em contato conosco sempre que precisar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Jaine. Que bom que gostou de nossa matéria. Estamos sempre à disposição.
tenho um pé na horta e gostaria de saber se quem tem um aneurisma na aorta abdominal poder fazer uso do chá..
Agradeço a atenção pois não gostaria de usar se fizer mal a meu esposo..
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Luzia. Não há estudos de interação medicamentosa do alfavacão com medicamentos ou problema de aneurisma. Em casos como esse, é melhor comunicar ao médico ou evitar o uso de qualquer produto, mesmo que seja natural. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Liana, talvez consiga em uma casa que venda artigos para agricultura ou ate mesmo encomendar nas lojas que vendem plantas e flores.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Onofre.Que bom que teve oportunidade de conhece-la, ficamos felizes com seu depoimento. Abraços .
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Deize. Que bom Deize que te ajudamos de alguma forma, ficamos muito felizes.Qualquer duvida, estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ana. Que bom que você gostou de nosso informativo. Seu depoimento é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Claudia. Na literatura não consta contra indicação ou interação com o medicamento faz uso. Deve evitar uso gestantes, crianças menores de 6 anos, pessoas com gastrites e úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colites, hepatopatias, epilepsia, Parkinson e hipoglicemia.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
Gratidão
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria de Lourdes. Fico feliz que tenha gostado do informativo. Estamos sempre à disposição. Feliz Ano Novo.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Valnir. Pode preparar o chá com as folhas frescas ou mesmo as folhas desidratada. Pode usar em cápsulas também, tomando 3 vezes ao dia. Se quiser usar a tintura, pode pingar de 25 a 30 gotas em um pouco de água para tomar. A ação é a mesma para qualquer forma de uso.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo whats (16) 98234-0111.
Estamos à disposição.