Abacate
Conheça nossas fórmulas magistrais para Abacate.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60 mL, 90 cápsulas de 300mg, Extrato Fluido 60mL, Tintura 100mL, Extrato Fluido 100mL, Tintura 100mL (Kit com 2 frascos), Abacate (folha) Orgânico 30g Kampo de Ervas, 90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos),
Abacate (Persea americana)
Estamos diante de uma planta que muitos poderiam estar perguntando: Abacate??? É o mesmo abacate que utilizamos como fruta para preparar um frappé ??? Mas possui ação medicinal ???".
Sim, isto mesmo, é a mesma planta, e o que muitos não imaginam, é o poder terapêutico que esta planta de nossos pomares possui. Mas primeiramente vamos falar um pouco mais de história.
Nativa da América Central, o abacate já era utilizado pelas civilizações pré-colombianas como alimento e medicamento. Foi levado para a Europa como um fruto exótico pelos colonizadores, mas como é uma planta de clima tropical não se aclimatou às condições climáticas do Velho Continente.
Provavelmente foi introduzido no Brasil pelos portugueses, encontrando condições de solo e clima favorável, acabou fixando residência de maneira definitiva, se tornando até mesmo bem brasileiro.
Planta que pode atingir até uns 15 metros de altura, com folhas de coloração verde escura e frutos de vários formatos e tamanhos.
No Brasil o mercado prefere abacates grandes, de polpa amarelo claro, sem fibras, e adocicado, e é empregado principalmente para preparo de bebidas adocicadas com leite, ou mesmo amassado com açúcar.
No resto do mundo os frutos são consumidos na forma de saladas bem temperadas ou então na forma de cremes salgados e temperados com pimentas e outros condimentos. No México, um dos locais de origem do abacateiro, existe a famosa guaca mole, que é preparado com abacate bem picadinho e temperos diversos, como pimenta-do-reino, alho, limão, sal, salsa e cebolinha; e é consumido com outros pratos, como o taco, ou mesmo uma salada de alface.
Quanto as qualidades terapêuticas do abacateiro estas são inúmeras!
Vamos começar pelas folhas do abacate, que possuem ação diurética devido a ação do princípio ativo D-perseitol.
Indicada para afecções do sistema urinário como cistites e uretrites, possui uma ação levemente carminativa, e hipotensora suave. Pode ser utilizada tanto na forma de cápsulas, tinturas ou mesmo o chá das folhas.
Quanto ao fruto, por ser rico em óleos fixos, estes são muito empregado como fitocosméticos. Estes óleos possuem ação, nutritiva e emoliente da pele, deixando-a macia e sedosa.
Experimente fazer uma máscara facial com abacate bem amassado, ou então quem tiver os cabelos muito secos, pode aplicar nos cabelos e deixar alguns minutos. Os resultados são impressionantes.
Já as sementes possuem ação anti-inflamatória. Em algumas regiões do interior é comum as pessoas colocarem um caroço de abacate bem picado em um litro de álcool e deixar macerando por alguns dias. Quanto estiver com dores musculares ou articulares é só passar o álcool com abacate que em poucos minutos a dor começa a ceder.
O abacateiro serve de exemplo da importância de se conhecer, não só a planta, mas também qual parte da droga pode ser utilizada para determinada finalidade terapêutica.
Ademar Menezes Junior
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Elisabete,
Pode usar o caroço natural ou seco. A grande maioria faz da forma natural.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Miranda. Não foram descritas contraindicações do chá de folha de abacate na literatura. No entanto deve ser utilizado nas quantidades corretas. Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou WhastApp (16) 98234.0111.
https://www.oficinadeervas.com.br/abacate
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, é usado o álcool de cereais a 70%.
O abacate que está amadurecendo na casa de minha mãe, possue cristais em sua polpa.
Não há larvas e nem pragas no pé e nem nas frutas. Nenhuma doença na casca.
E a polpa possui pequenos cristais.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Izabel. Aqui nós usamos apenas as folhas do abacateiro para ação diurética. O chá das folhas serve para ajudar a eliminar os cálculos renais. Essa parte de doenças ou problemas fisiológicos de frutos não é nossa especialidade. Abraços.