9 dicas para ter uma vida longa e saudável
É comum pensar que a longevidade está ligada apenas aos genes. A pessoa logo faz os cálculos e conclui: "Se meus avós viveram até os 90 e tantos, tenho mais chances de viver até lá também."
No entanto, há estudos mostrando que, na verdade, o estilo de vida e a alimentação são os fatores-chave para uma vida longa e saudável. A genética colabora, e muito, mas não é determinante.
Isso significa que dá para correr atrás da longevidade desde cedo por meio de bons hábitos, alimentação balanceada e também da fitoterapia. Por isso, vamos falar de algumas plantas que podem ajudá-lo a viver com qualidade de vida por muitos e muitos anos. Vamos lá?
O que significa longevidade?
A definição de longevidade é bem objetiva. Trata-se da capacidade de sobreviver além da expectativa de vida de uma população.
Há séculos o homem já procurava um elixir da vida para ser imortal ou se manter jovem para sempre. Se antigamente procuravam uma poção mágica, hoje as pessoas estão dispostas a fazer coisas mais plausíveis para ter uma vida longa.
Praticar exercícios regulares e adotar uma alimentação balanceada e rica em nutrientes são pontos importantes, senão fundamentais, para se viver bastante e com saúde. Mas também já se sabe a importância de cuidar da mente e da vida social, dos diversos prazeres e propósitos que tornam a vida agradável e alegre.
Viver muito, mas viver bem
Só que não basta viver até os 100 anos sem qualidade de vida, né? É aí que entra a importância de se prevenir de doenças e condições que comumente afetam os idosos. Podemos citar algumas que podem ser evitadas ou postergadas:
- Neurológicas: demência, Alzheimer, etc.
- Do sistema locomotor: fraqueza muscular, osteoporose, artrite.
- Cardiovasculares: hipertensão, aterosclerose, colesterol alto.
- Outras condições como diabetes, alterações hormonais.
- Problemas imunológicos e doenças como câncer.
Na fitoterapia, há diversas ervas com ações terapêuticas que protegem o organismo de várias dessas condições. Confira abaixo 9 produtos naturais que são grandes aliados para quem quer chegar à melhor idade cheio de saúde.
1- Astragalus
Quando se fala em longevidade, essa planta não pode ficar de fora. Há 5 mil anos, os chineses já usavam o astragalus para revigorar sua energia vital e o chamavam de Elixir da Longevidade.
A planta possui propriedades imunoestimulante, antioxidante, cardioprotetora e neuroprotetora. Por isso, é usada para estimular o sistema imunológico e proteger o coração e os neurônios ao longo do tempo. Sua capacidade antioxidante também ajuda a combater radicais livres e o desenvolvimento de cânceres.
Clique aqui para comprar o Astragalus
2- DHA
Esse é um dos famosos ácidos graxos do ômega 3, substância conhecida por seus inúmeros benefícios ao cérebro e ao sistema cardiovascular. Ele retarda o envelhecimento do cérebro, melhorando a memória e a concentração e ajudando a prevenir o Alzheimer. Além disso, tem papel na proteção do organismo contra neuropatias, formação de coágulos e hipertensão.
Recentemente, surgiu mais um estudo, publicado na Nature mostrando que pessoas com maiores níveis de DHA e EPA (outro ácido graxo do ômega 3) têm menos chances de morrer prematuramente.
Porém, a dieta ocidental costuma ser pobre nessa substância em comparação com as orientais. O Japão tem uma das dietas mais ricas em ômega 3 e, por coincidência ou não, tem um dos povos com maior expectativa de vida do mundo.
É bem difícil mudar a cultura alimentar de uma população inteira, mas felizmente existem formas práticas de suprir essa deficiência, por exemplo, usando cápsulas de DHA.
Clique aqui para comprar o DHA
3- Ginkgo biloba
O ginkgo também é uma planta antiga e famosa pelos benefícios à saúde neurológica. É muito usado no tratamento de desordens de memória e distúrbios de atenção, queda da capacidade auditiva, vertigem e labirintite.
Sua ação antioxidante ajuda a prevenir acidentes vasculares e o envelhecimento do organismo, além de ser um hipotensor suave.
Existem vários estudos analisando os efeitos do Ginkgo no tratamento de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, mas também em problemas como esteatose hepática e resistência à insulina, condições mais comuns em idosos.
Clique aqui para comprar o Ginkgo biloba
4- Rhodiola rosea
Essa planta, conhecida como Raiz de Ouro, é famosa por sua ação antioxidante e adaptogênica. É muito usada por quem quer melhorar o desempenho mental e a memória e também para problemas como fadiga, impotência, baixo rendimento e resistência física.
Os pesquisadores têm cada vez mais estudado os efeitos da Rhodiola contra o câncer e também seu papel neuroprotetor contra o estresse oxidativo das células. Tais efeitos ajudam a explicar o porquê de se usar essa planta para promover a longevidade e a resistência do organismo ao longo da vida.
Clique aqui para comprar a Rhodiola rosea
5- Maca peruana
Quem conhece a maca provavelmente já ouviu sobre seu uso como afrodisíaco. Seus benefícios ajudam a tratar condições que se tornam mais comuns conforme a idade avança como: a impotência sexual masculina e a falta de hormônios em mulheres na menopausa, mas não é só isso.
A maca peruana também tem ações que podem colaborar no tratamento de osteoporose, desnutrição e descalcificação. Por ser rica em esterois, ela ajuda no fortalecimento muscular e pode até ser usada como alternativa natural aos esteroides anabolizantes.
Clique aqui para comprar a Maca Peruana
6- Aswaganda
Essa planta é um tônico revitalizante do sistema nervoso, muito usado para combater o estresse e a estafa mental.
Dentre suas ações benéficas para a saúde estão seus efeitos antitumoral, estimulante da memória, neuroprotetor e antioxidante. Ela também possui atividades hepatoprotetora, hipoglicemiante e que reduz o colesterol, benefícios muito interessantes para quem quer envelhecer evitando alguns dos problemas mais comuns na terceira idade.
Clique aqui para comprar a Aswaganda
7- Cúrcuma
Essa não pode faltar! A cúrcuma já virou uma das plantas preferidas de quem quer ter uma vida longa e saudável. É um potente antioxidante que combate os radicais livres evitando suas ações destrutivas nas células. Além disso, é conhecido por prevenir o mal de Alzheimer e distúrbios cardiovasculares.
Vários estudos recentes também têm observado seu potencial antitumoral e sua ação sobre a recuperação muscular em atletas. E, ainda por cima, ela atua na proteção da elastina e colágeno, ajudando a manter o tônus da pele.
Tudo isso é só uma parcela dos benefícios da cúrcuma, mas que já mostram o quanto essa planta é poderosa para nossa saúde e bem-estar.
Clique aqui para comprar a Cúrcuma
8- Chlorella
Algo que nem sempre pensamos, mas prejudica o corpo conforme envelhecemos é a falta de nutrientes. São eles o combustível para que o organismo cumpra suas funções adequadamente.
Para ajudar nisso, existem dois alimentos riquíssimos em nutrientes: a chlorella e a spirulina (falaremos dela logo abaixo). A Chlorella é uma alga rica em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais que ajudam a melhorar o sistema imunológico, controlar o colesterol e triglicérides e regular nossa parte digestiva e intestinal.
Além disso, ela age como um desintoxicante natural no fígado e no intestino, ajuda a diminuir o envelhecimento orgânico e aumentar a atividade cerebral.
Clique aqui para comprar a Chlorella
9- Spirulina
Outro alimento super nutritivo é a spirulina, uma cianobactéria rica em proteínas e vitaminas. Seus nutrientes ajudam a evitar transtornos no sistema nervoso, anemias, cãibras e fadiga muscular.
Um dos fatores que podem prejudicar o corpo no envelhecimento é o aumento da gordura corporal e a spirulina também pode ajudar nisso. Ela é um dos mais famosos supressores de apetite naturais que ajuda no emagrecimento sem causar perdas nutricionais.
Além disso, ela ajuda a reduzir a pressão sanguínea, melhorar o sistema imunológico e manter a flora intestinal.
Clique aqui para comprar a Spirulina
Cuidados para todas as idades
Todas essas plantas fazem sua parte na hora de ajudar o organismo a se manter saudável agora e no futuro. Contudo, precisamos fazer nossa parte. O que semeamos agora será colhido lá na frente, por isso aqui vão aquelas orientações de sempre:
- Ter uma alimentação balanceada: rica em grãos, proteínas, com diversidade de frutas e vegetais.
- Praticar exercícios regulares respeitando as limitações que surgem com a idade.
- Manter a mente e o corpo ativos com hobbies, trabalhos manuais, mentais e outras atividades.
- Desfrutar da vida social e da companhia de familiares, amigos e pessoas queridas.
- Cultivar propósitos de vida, sonhos e objetivos independente da sua idade.
Lembre-se de que todas essas dicas provavelmente são o mais perto que chegaremos de um elixir da longevidade. Então é bom começar a tomá-lo o quanto antes!
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, como sempre, a equipe Oficina de Ervas está pronta para te ajudar. Você pode falar com nossos fitoterapeutas clicando aqui.
REFERÊNCIAS
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5758356/
https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/longevity
https://www.nature.com/articles/s41467-021-22370-2
https://www.eurekalert.org/pub_releases/2021-04/wom-nss042221.php
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780124105270000016
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2095177919309876?via%3Dihub
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33988813/
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Terezinha.
Agradecemos pelo seu depoimento e ficamos felizes que tenha gostado do nosso informativo.
Estamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Josué.
A Silimarina (ativo da planta Cardo Mariano) é a mais indicada para tratar Esteatose Hepática.
Clique no link abaixo para ver mais informações sobre:
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
Em relação às plantas que ajudam a ter uma vida longa e saudável, peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas, informando se usa algum medicamento e, se afirmativo, qual (is) medicamento (s).
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, André.
Não é interessante tomar muitas plantas de uma vez. Caso ocorra algum efeito inesperado, fica complicado identificar qual das plantas foi responsável. Além disso, para caber as 9 em uma cápsula, teríamos que colocar uma dose muito baixa de cada uma. O ideal é começar com 1 ou 2.
Se desejar uma sugestão, entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.