Espinheira Santa
Sinonímias: Maytenus ilicifolia, Maytenus aquifolium, Maytenus buchananni
Família: Celastraceae
Outros nomes: cancerosa, cancorosa, espinheira-divina, espinhosa, espinheira-de-Deus, espinheira-santa-do-mato.
Histórico: Utilizada pelos índios brasileiros e em vários países da América do Sul. Desde 1922 ficou conhecida no meio científico, através do trabalho do Dr. Aloisio França da Faculdade de Medicina do Paraná, utilizando a planta para tratamento de úlcera gástrica crônica.
A Espinheira Santa é uma árvore pequena, ramificada desde a base, medindo até cerca de cinco metros de altura, com distribuição nos estados do sul do país, nos sub-bosques das florestas de Araucária nas margens dos rios. Ocorre também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, porém em baixa freqüência. Também no Paraguai, Bolívia e Leste da Argentina.
Parte utilizada: folhas
Constituintes: Terpenos, taninos, flavonóides, mucilagens, antocianos, alcalóides, ácido salicílico e clorogênico, minerais (sais de ferro, enxofre, sódio, cálcio).
Ação e indicação: Possui ação antiulcerogênica, laxativa suave, diminui acidez estomacal, gastrite, combate Helliobacter pylori, diminui refluxos, analgésica digestiva, coadjuvante nos tumores digestivos, normaliza funções gastri-intestinais, cicatriza aftas (bochechos).
Usada popularmente como anticonceptivo. Possui ação diurética suave, desintoxicante, anti-bacteriana, cicatrizante (externamente para feridas, herpes, úlceras, escaras) e combate ressacas alcoólicas.
Efeitos colaterais: Não utilizar na fase de amamentação, pois pode diminuir a lactação.
Eliza Tomoe Harada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Aldiberto.
A Espinheira Santa é a planta que protege o estômago e apresenta efeito parecido ao do omeprazol.
Já o Boldo brasileiro, que é aquele com folhas peludinhas, é mais para problemas do fígado e não deve ser consumido por muito tempo.
Se você quiser fazer o uso do chá de Espinheira santa, prepare pela manhã o volume de 3 xícaras para tomar 1 xícara antes do café, do almoço e do jantar.
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.